segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Nada de cavalo paraguaio

A primeira vez que ouvi o jargão foi em 2003 quando Vampeta disse que o Cruzeiro não seria campeão brasileiro. Ano passado, o Botafogo arrancou no primeiro turno e terminou o campeonato apenas na nona colocação.
Em 2008 o Grêmio chegou a abrir 11 pontos de vantagem para o São Paulo após a primeira rodada do segundo turno e deve ser vice-campeão, mas pelo que se esperava do time gaúcho no início do Brasileiro, o Grêmio é muito mais um azarão que consegue chegar em segundo, do que um favorito que não consegue ser o primeiro.
Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo disputam as duas últimas vagas na Libertadores. O Cruzeiro esteve entre os quatro primeiros em 36 rodadas e sua pior colocação foi um quinto lugar. O Palmeiras entrou no G-4 na oitava rodada e depois saiu seis vezes, sendo que liderou o campeonato duas vezes. O Flamengo foi líder por 10 rodadas e sua pior colocação foi o 7º lugar.
Qualquer que seja o time que fique de fora da Libertadores em 2009 não é certo chamá-lo de cavalo paraguaio. Todos os três sempre brigaram em cima, sempre tiveram postura de favorito e um terá que ficar de fora por mérito dos outros, apesar das chances que cada um desperdiçou.
Hoje Cruzeiro e Flamengo tem 64 pontos, 58% de aproveitamento. Em 2003, o 5º colocado, que seria o primeiro fora da Libertadores, teve 53%. Em 2004, o 5º conquistou 54% dos pontos disputados, assim como em 2005. Em 2006, o Paraná obteve 53% e ficou em 5º lugar e no ano passado o Cruzeiro teve o mesmo aproveitamento na quinta colocação.
Esse ano, caso o Flamengo ou o Cruzeiro perca o seu jogo, o 5º terá 56%. Se os dois vencerem e o Palmeiras também, 58% não será o suficiente para se chegar a Libertadores. Ou seja, nunca foi tão difícil uma vaga na principal competição da América.

Nenhum comentário: