segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Porque o titular do Cruzeiro é Thiago Ribeiro e não Wellington Paulista

A discussão é antiga e não mudou quase nada. Kléber é titular do Cruzeiro. Ponto. Quem deve jogar ao seu lado? Wellington Paulista bateu o pé na semana passada reivindicando a titularidade. O artilheiro do time em 2009 deve continuar no banco, por motivo tático.

Confira o post publicado aqui no blog em 1º de março do ano passado. Mude os nomes de Ramires por Fabrício ou Pedro Ken, Wagner por Gilberto e Fernandinho por Diego Renan. Estão aí as razões pelas quais Adilson, acreditava em 2009, e acredita em 2010 que Wellington e Kléber não atuariam juntos. 

A pista foi dada por Adilson Batista após a partida contra o Ituiutaba: "Vocês sabem a maneira que eu gosto de jogar: um velocista e alguém que saia mais da área. Dá pra ver que essa característica eles não têm".

Realmente não têm. Kléber não é velocista, embora se movimente muito. Wellington Paulista abre espaços, mas tem como principal característica a presença dentro da grande área. A idéia de Adilson pode ser boa: jogadores que abram espaços para a chegada de Ramires, Wagner, Fernandinho e Jonathan e que podem ainda aparecer para marcar gols. Na prática, a dupla que atuou poucos minutos contra o Estudiantes, e depois contra o Ituiutaba, foi a que funcionou melhor até aqui. Funcionaram como dupla, coisa que não acontece quando Thiago Ribeiro joga. Tabelaram, dialogaram, se revezaram no comando, confundindo a marcação.

A formação com um velocista e outro que abre espaços deixa o Cruzeiro muito dependente de quem vem de trás. Se os meias e o laterais tiverem que atacar tanto, o time pode ficar desprotegido na defesa e se tornar mais vulnerável. Isso já acontece. Desde que Ramires passou a ser mais meia do que volante, se tornou no principal jogador da equipe, por outro lado, o setor defensivo ficou mais exposto.

A produtividade da dupla Kléber e Wellington pode fazer Adilson mudar de idéia, mas por enquanto, isso não deve acontecer.

2 comentários:

Alberto disse...

Oi Marcelo.

Que sorte ter entrado em seu blog hoje, com comentários atualizados.
Vai demorar um bocado até colocar na rotina entrar aqui.
Da próxima vez coloque um "estou de férias até...".

Sobre o post, tanto faz Kléber ou WP. Desde que parem de cair e joguem bola.

Outra coisa. No G1 tem uma matéria assinada por Marcelo Machado (um blog do Gerrón) é coisa sua?

Abraços.

Anônimo disse...

Não, não. É coisa do outro Marcelo Machado.

Agora definitivamente, sou Marcelo Bechler!