domingo, 17 de janeiro de 2010

A seis meses da Copa, Kaká é o problema de Dunga. Ronaldinho é a solução.

Faltando seis meses para começar a Copa do Mundo, Dunga pode ter “ganhado” o pior dos problemas: a contusão no púbis de Kaká. Em entrevista à Rádio Globo, o jogador disse que a dor o incomodou nos últimos oito meses e somente após 42 dias parado para tratamento, voltou a jogar sem sentir a lesão.

Nos três anos a frente da Seleção, Dunga sabe que pode contar com Dani Alves caso Maicon não possa jogar. Luisão e Alex suprem bem à falta de Lúcio ou Juan. Ramires faz bem o papel de Elano ou Felipe Melo no meio e Nilmar pode até mesmo ameaçar a titularidade de Robinho na frente.

Não há plano B para uma possível ausência de Kaká. Contra o Chile, em Salvador, jogou Julio Baptista – em péssima fase, na reserva da Roma, mas sempre convocado para defender o Brasil. Ora, a solução parece óbvia: Ronaldinho Gaúcho. Em momento encantado e ascendente no Milan, o jogador recuperou o direito de ser chamado por Dunga e, pelo posicionamento, disputaria um lugar exatamente com Kaká (Elano e Ramires vêm se revezando pela direita do meio-campo e Kaká se coloca à esquerda).

Caso Ronaldinho recupere, além do bom futebol, a velocidade, pode ser opção para a vaga de Kaká sem alterar o plano de jogo da seleção. A grande virtude do Brasil de Dunga é a velocidade, o contra-ataque muito bem articulado. O camisa 80 do Milan pode aparecer para suprir a ausência de Kaká ou para aumentar o poder de penetração do ataque brasileiro em caso de uma defesa fechada.

Restando quase nenhum teste para a Copa, Dunga terá que apostar: vale a pena levar Ronaldinho e deixa-lo no banco? Ele é a melhor escolha caso Kaká não possa jogar? Ou ainda, forma-se um novo quadrado ofensivo com os dois meias e perde-se combatividade no meio?

Ronaldinho e Kaká não são iguais aos demais e a forma com que Dunga irá tratar problema e solução também não deve ser.

Em tempo: com as férias do futebol brasileiro, o blog também ficou parado. À medida que os resultados começarem a aparecer ficará mais justo comentar sobre contratações e remontagens de times. Antes disso, é complicado falar.

Nenhum comentário: