terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vem aí o Mineirão! Mineirão?

Se você não gosta dos campeonatos estaduais, desista. Se eles deixarão de existir, esse dia não está próximo. Em Minas Gerais, dirigentes de Atlético e Cruzeiro comemoram a rentabilidade do torneio. Chamado de “campeonato rural” no passado, o Mineiro hoje garante ao Cruzeiro mais dinheiro do que a Libertadores da América - a não ser que a equipe chegue à final da competição sul-americana.

Nesse aspecto, problema corrigido graças à cota da TV. Como publicado aqui no blog em 2009, 60% das rendas líquidas do estadual são usadas somente para pagar as contas relativas aos jogos. Sobram 40% aos clubes. O Villa Nova teve prejuízo de 20 mil reais nas partidas disputadas no Castor Cifuentes.

Se a questão financeira é vantajosa, a técnica é questionável. À exceção do Ipatinga de 2005 e 2006, que era uma espécie de Cruzeiro B, o futebol do interior mineiro não produziu nos últimos anos nenhum jogador aproveitável em grandes equipes do futebol brasileiro. Bruno Mineiro, ex-Rio Branco fez até aqui um bom segundo semestre em 2009 e Serginho, quando jogou pelo Villa Nova, já pertencia ao Atlético. Antes disso, sugiro ao leitor buscar alguém na memória. Difícil, não?

Começa nesta quarta-feira o campeonato. Não tenha dúvida: teremos polêmicas, emoção nas fases agudas, momentos de rivalidade acirrada e até bons jogos. A população do interior merece ver as equipes locais enfrentando aquelas que eles torcem no segundo semestre.

A discussão não é acabar com o futebol do interior e colocar os grandes para enfrentar outros grandes de praças diferentes. Deve-se discutir como melhorar tecnicamente o torneio para que ele deixe de ser atrativo apenas financeiramente e para que deixe de ser interessante apenas pela rivalidade e pelas visitas de Atlético e Cruzeiro ao interior. Deve-se, em primeiro lugar, pensar em melhorar o futebol.

4 comentários:

Unknown disse...

Marceleza, muito bom! Parabéns cara! Abraço do melhor da pelada, Ziza. rsrsrs..

Daniel Breiner disse...

Marcelo você que redigiu a matéria "Mineiro 2010: supercomissão técnica é a aposta do Galo contra a hegemonia azul" postada no site da GLOBO?

Marcelo Bechler disse...

Não, não Daniel.

Temos dois "Marcelo Machado" no jornalismo esportivo de Minas Gerais.

Por isso, estou mudando para Marcelo Bechler, meu outro sobrenome.

Um abraço!

Daniel Breiner disse...

É realmente seria melhor você mudar, de qualquer forma agradeço a resposta rápida.