sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Juninho fica no Atlético em 2009.

Conversei com o goleiro nesta sexta-feira, ele estava no shopping com a esposa procurando móveis para o novo apartamento na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

O jogador começou o ano como titular e em grande forma, renovou seu contrato por mais duas temporads mas perdeu a posição após a partida contra o Náutico no primeiro turno. 19 rodadas depois, Juninho reassumiu a condição de titular, mas se contundiu na partida contra o Vasco. Foi constatada uma hérnia de disco que o tirou dos campos até 2009.

No ano que vem, Juninho segue no Atlético e só a pré-temporada para definir se como titular ou reserva.

37ª rodada: informações e palpites.

São Paulo x Fluminense: ano passado o São Paulo ficou 16 jogos sem perder, assim como está em 2008. São 28 pontos conquistados nos últimos 30 possíveis. Ano passado, o tricolor paulista chegou a ficar 16 jogos sem perder e a seqüência começou justamente após um jogo contra o Fluminense no Morumbi: vitória dos cariocas por 1 a 0, gol de Somália cobrando pênalti. O Flu tem Washington ainda disputando a artilharia. O jogador marcou 5 vezes em 3 jogos contra o São Paulo esse ano.
Palpite: São Paulo

Atlético-MG x Santos: a exceção do clássico contra o Cruzeiro, o Atlético não perdeu em casa no segundo turno. A última derrota foi para o Grêmio em 9 de agosto. No ano passado, o Galo perdeu por 2 a 1 para o Santos jogando no Mineirão, em compensação venceu esse ano na Vila Belmiro, jogo que culminou com a saída de Cuca. O Santos vem de uma goleada por 5 a 1 para o Coritiba e não vai ter Kleber Pereira. O artilheiro do campeonato só marcou duas vezes longe da Vila Belmiro. O Santos só venceu duas vezes fora de casa e marcou 10 gols.
Palpite: Atlético-MG

Ipatinga x Grêmio: O Ipatinga pode ser rebaixado matematicamente nessa rodada. Ano passado, o América terminou o campeonato com a metade dos pontos que o Tigre tem e caiu faltando 7 rodadas para terminar o campeonato. Se o Grêmio vencer e o Flamengo não, o time gaúcho se garante na Libertadores do ano que vem com uma rodada de antecedência. Dos 5 primeiros, apenas o Cruzeiro não venceu em Ipatinga.
Palpite: Grêmio

Coritiba x Vasco: o Vasco pode ser rebaixado caso não vença seu jogo e o Náutico passe pelo Atlético-PR. Fora de casa, são apenas três vitórias em 18 partidas, ainda assim uma delas foi em clássico contra o Fluminense. No primeiro turno, o Coxa venceu no Rio por 2 a 0. Keirisson volta a briga pela artilharia depois dos quatro gols que fez contra o Santos e deve se mostrar mais motivado para as duas últimas rodadas.
Palpite: Coritiba

Náutico x Atlético-PR: Roberto Fernandes havia sido demitido do Atlético-PR uma rodada antes do confronto contra o Náutico e assumiu o Timbú logo depois da derrota para o Furacão por 2 a 0. Se o Náutico vencer, Roberto Fernandes complica os paranaenses que enfrentam o Flamengo na última rodada. Quatro equipes ainda podem ultrapassar o Atlético. O Furacão fez 14 pontos nas últimas seis rodadas, o Náutico fez 9, mas não perde em casa desde os 2 a 0 do Flamengo em 4 de outubro.
Palpite: Náutico

Internacional x Cruzeiro: com o time reserva, o Inter venceu o Ipatinga e perdeu para Santos e Fluminense. Guiñazu, suspenso na Sul-americana deve reforçar a equipe. O Colorado está em oitavo e pode ser sexto se vencer ou 12º se perder. O Cruzeiro perdeu as quatro últimas partidas fora do Mineirão (São Paulo, Atlético-PR, Goiás e Náutico). Ano passado, faltando três rodadas, o time mineiro precisava vencer para não depender de outros resultados e chegar a Libertadores, mas foi derrotado por 1 a 0, gol de Alex cobrando falta.
Palpite: Cruzeiro

Vitória x Palmeiras: jogo que tem história nos últimos 15 anos: em 1993, o Palmeiras foi campeão brasileiro vencendo os baianos. Em 2002, foi rebaixado depois de perder no Barradão e em 2003 levou 7 a 2 no Parque Antártica pela Copa do Brasil com grandes atuações de Nádson e Dudu Cearense. O Vitória não vencia há 7 rodadas até fazer 4 a 2 no Grêmio re-alimentando a polêmica a cerca da “mala branca”. O time baiano vai ter quatro desfalques, três deles devido ao fato dos jogadores pertencerem ao Palmeiras.
Palpite: Palmeiras

Botafogo x Figueirense: o Botafogo já está na Sul-americana do ano que vem e não vai ter cinco titulares machucados. O Figueira também pode cair nessa rodada, assim como o Vasco: se perder e o Náutico derrotar o Atlético-PR. Fora de casa o time catarinense só venceu 3 vezes e o Botafogo perdeu 5 como mandante.
Palpite: empate

Flamengo x Goiás: no primeiro turno, o Flamengo jogou melhor, mas perdeu por 2 a 1 com gol de Romerito no último minuto. Foi a última partida da série de sete jogos sem vencer do Fla. Para chegar a Libertadores de 2009, o rubro-negro precisa vencer Goiás e Atlético-PR e torcer por um tropeço de algum de seus concorrentes: Palmeiras, Cruzeiro ou Grêmio. O Goiás chegou a ser líder do 2º turno, mas tem hoje o quarto melhor aproveitamento com 57%.
Palpite: empate.

Portuguesa x Sport: a situação da Lusa é idêntica a de Vasco e Figueirense. Já são quatro jogos sem vitória e depois do Sport, a Portuguesa joga no Mineirão contra o Cruzeiro. De todos os times que lutam contra o rebaixamento, a Portuguesa tem o caminho mais difícil. No primeiro turno, vitória pernambucana por 2 a 0. O Sport perdeu as últimas cinco partidas que fez como visitante (Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR e Ipatinga) e marcou apenas um gol. A última vitória foi para o, então vice-líder, Palmeiras, por 3 a 0.
Palpite: Portuguesa

Eu errei, o Símon não.

Todo brasileiro é técnico e, pelo visto, árbitro de futebol também. Assisti a Cruzeiro e Flamengo pela televisão e na hora do lance entre Léo Fortunato e Diego Tardelli não tive dúvidas: pênalti. À medida que via o replay do lance, pelos diversos ângulos que a Globo posssibilita, minha convicção só aumentava. Até que na quarta-feira a noite, assistindo ao Sportscenter na ESPN, vi a imagem por um ângulo da linha de fundo e mudei de opinião: não houve falta.
A discussão sobre Símon, pênalti, Flamengo e arbitragem se encerra com essa imagem. Acerto do juiz e erro dos diretores, jogadores e técnico do Flamengo que jogam para debaixo do tapete erros e mais erros cometidos por eles durante o campeonato, deixando a culpa para a arbitragem.
O que tudo isso me fez pensar é sobre a idéia de se colocar recursos eletrônicos para desfazer dúvidas em lances polêmicos. Eu, mesmo com o recurso da TV, errei por quatro dias a respeito de um lance capital para o campeonato e o futuro do ano seguinte de duas grandes equipes do país. Repito, errei mesmo com o recurso da TV. Símon acertou acreditando em seus olhos. Assim como poderia ter errado, e já errou.
A questão é que nem mesmo as imagens nos garantem com convicção o que de fato ocorreu em diversos lances. Se o jogo houvesse sido paralisado e todos no estádio esperassem pelo replay para saber se aconteceu ou não o pênalti, o Flamengo possivelmente teria empatado o jogo. Até que dias depois uma outra imagem mostraria outra versão da história e retiraria o possível gol aos 47 do segundo tempo?
Assim como os árbitros erram, as imagens também podem nos enganar. Que acertem ou errem os árbitros, mas com convicção. Parabéns Símon.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Cruzeiro pode superar 2003 pela primeira vez.

O Cruzeiro pode pela primeira vez superar alguma marca do time que foi campeão brasileiro de 2003. A equipe de Luxemburgo teve apenas uma derrota nos 24 jogos que fez no Mineirão (para o Juventude por 2 a 1) e ainda 5 empates - São Caetano, Corinthians, Atlético-MG, São Paulo e Coritiba. Foram 18 vitórias, contando o outro clássico contra o Galo. O aproveitamento foi de 82%.

A equipe de 2008 já tem 82,4%. Foram 19 jogos até aqui, com 15 vitórias, dois empates (São Paulo e Coritiba) e duas derrotas (Goiás e Palmeiras). Se vencer a Portuguesa na última rodada, o percentual final será de 83%.
Confira os melhores desde 2003:
2003: Cruzeiro – 59 pontos em 24 jogos (contando dois clássicos com o Atlético onde na prática não há mandante ou visitante). Aproveitamento: 82%.

2004: Santos – 56 pontos em 23 jogos (contando seis partidas fora da Vila Belmiro porque perdeu mando de campo). Aproveitamento de 81%. Se formos contar só os jogos em sua própria casa, o Atlético-PR teve 53 pontos conquistados. 77%.

2005: Palmeiras: 46 pontos em 21 jogos. Aproveitamento de 73%.

2006: Santos: 47 pontos em 19 jogos. Aproveitamento de 82%.

2007: São Paulo: 42 pontos em 19 jogos. Aproveitamento de 73%.
2008: São Paulo (que não joga mais em casa) tem 46 pontos (81%). Palmeiras e Cruzeiro têm 44, podem chegar a 47 e igualar o Santos de 2006. O Cruzeiro poderá ter o melhor aproveitamento como mandante da história dos pontos corridos, se levarmos em conta o jogo contra o Atlético.

Renan Oliveira fica, Leandro Almeida pode sair.

A informação é do próprio Renan. 50% de seus direitos ainda pertencem ao Atlético, 20% do Grupo Bretas e 30% da Traffic. Renan tem a intenção de jogar mais um ano no Brasil, disputar o Sulamericano Sub-20 pelo Brasil, se firmar no Atlético e ganhar experiência para aí sim pensar em sair do país.

O jogador só admite uma negociação se for algo fora do comum para o Atlético.

Já Leandro Almeida pode ir para o Corinthians, embora seu empresário negue o acordo, mas não negue que tenha sido procurado. Leandro também tem 50% dos direitos presos ao clube mineiro.

O certo é que o Atlético deve negociar algum jogador no início do ano para fazer caixa uma vez que parte da verba da TV para 2009 já foi utilizada em 2008 para o pagamento de salários e outros compromissos. O mais provável é que saia Leandro Almeida.

Explicação

Sei que não são muitos que visitam o blog, mas para aqueles que gostam de acompanhar, fiquei alguns dias ausente devido a semana final na faculdade. Agora as postagens continuarão a ser "quase diárias", como normalmente.

Obrigado.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

35ª rodada: informações e palpites

Náutico x Cruzeiro: embora confie no apoio da torcida, o Náutico tem apenas 50% de aproveitamento jogando em casa. Entre os 5 primeiros colocados, o Timbú venceu o São Paulo, empatou com Grêmio (levou o gol de empate no último lance) e Palmeiras e perdeu para o Flamengo. O Cruzeiro perdeu 9 das 16 vezes que jogou fora de casa. Mesmo assim, tem a 4ª melhor campanha como visitante.
Palpite: Cruzeiro

Ipatinga x Sport: o Ipatinga precisa de quatro vitórias para se salvar. Depois do Sport ainda encara Palmeiras, Grêmio e Fluminense. O Sport venceu duas vezes nas últimas 10 rodadas, as duas na Ilha. Como visitante, a última vitória foi contra o Palmeiras: 3 a 0 em 4 de setembro.
Palpite: Ipatinga

Fluminense x Portuguesa: as duas equipes vem em ascensão: o Fluminense fez 10 e a Portuguesa 9 dos últimos 18 pontos possíveis. Há duas semanas, a Lusa foi ao Maracanã e levou o gol de empate do Flamengo aos 38 minutos. Quando se enfrentaram no primeiro turno, o time paulista tinha 3 pontos a mais. O Flu é o 16º e se vencer, pode chegar a 13ª, o que seria sua melhor colocação na competição. Para se manter na série A, a Portuguesa tem ainda Goiás, Sport e Cruzeiro.
Palpite: Fluminense

São Paulo x Figueirense: já são 14 jogos de invencibilidade do São Paulo. Para ser campeão, o time paulista acredita que não pode perder até o final da competição. Se chegar a 18, faz a maior seqüência invicta entre todos os times em 6 anos de pontos corridos. Dos titulares, só André Dias não joga. O Figueirense venceu 3 vezes nas últimas 22 rodadas. A última delas contra o Vasco em São Januário. O time tem 5 desfalques.
Palpite: São Paulo

Flamengo x Palmeiras: o Flamengo fez 11 pontos nos últimos 18 possíveis. O Palmeiras fez 7. Somente nesse período, o São Paulo fez 16. Nos confrontos diretos, o Flamengo só venceu o Grêmio. Perdeu duas para o São Paulo, uma para Cruzeiro e outra para o Palmeiras. Já o time paulista, venceu o Cruzeiro duas vezes, empatou uma e perdeu outra para o São Paulo, perdeu as duas para o Grêmio. São 10 pontos contra 4 do Fla. No ano passado, no mesmo momento, as duas equipes estavam empatadas com 55 pontos. O Flamengo era o terceiro e o Palmeiras, o quarto.
Palpite: Flamengo

Goiás x Botafogo: duas equipes pouco interessadas no campeonato e em mau momento: o Goiás venceu uma vez nas últimas 7 rodadas. O Botafogo só 3 vezes nas últimas 10. No primeiro turno, o alvinegro venceu por 2 a 0 e começou uma seqüência de seis vitórias seguidas. O time goiano tem o retorno de Romerito. O jogo vai ser em Itumbiara. A última vez que o Goiás jogou lá foi na decisão do campeonato goiano: perdeu por 3 a 0.
Palpite: Goiás

Grêmio x Coritiba: no primeiro turno, o Grêmio tirou a invencibilidade do Coxa no Couto Pereira. O Grêmio só perdeu uma vez no Olímpico, mas empatou quatro e é apenas o 5º melhor mandante da competição. No ano passado, o Grêmio brigava pela Libertadores e depois de 34 jogos, tinha 54 pontos. 9 a menos do que hoje. Em 2008, o Grêmio pode passar os 67 pontos e superar sua melhor marca nos pontos corridos. O Coritiba venceu a última vez fora de casa há quase dois meses: em 20 de setembro contra o Fluminense.
Palpite: Grêmio

Santos x Internacional: o Peixe já não vence há três partidas e precisa de quatro pontos para se garantir na série A do ano que vem. No primeiro turno, o Peixe surpreendeu no Beira Rio: 1 a 0 gol de Maikon Leite. Fabão pode retornar à defesa: a última vez que entrou em campo foi na derrota por 4 a 1 para o Goiás e foi substituído ainda no primeiro tempo. O Inter nunca venceu o Santos na Vila e vai tentar com o time reserva.
Palpite: Santos.

Atlético-PR x Vitória: o Atlético vem se recuperando: fez 10 pontos nos últimos 4 jogos. Vai enfrentar o Vitória com seis desfalques. No 2º turno, o Furacão está melhor que o rival: fez 18 pontos contra 13 dos baianos. Ainda assim, a diferença entre as equipes é de 7 pontos. O Vitória venceu apenas 3 das 17 partidas fora de casa. A última delas há quase três meses. 2 a 1 contra o Figueirense.
Palpite: Atlético-PR

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Pinta de campeão

Não é o São Paulo. Não que o Tricolor não esteja, mas isso todo mundo já sabe. Quem na fase final está com aproveitamento parecido com o de campeão é o Atlético-PR, Fluminense, Vasco e Portuguesa. Na parte de baixo, a briga é grande entre os quatro mais Figueirense, Náutico e Ipatinga.

Nas últimas quatro rodadas, o Furacão fez 10 pontos, faltam mais quatro e se repetir o rendimento, não cai. O Vasco teve o mesmo aproveitamento: 10 pontos em 12. Melhor do que os dois, apenas o São Paulo que vem de quatro vitórias seguidas. O Fluminense conseguiu 10 pontos em 18 possíveis: só perdeu para o Cruzeiro e o clássico com o Vasco. A Portuguesa tem aproveitamento de 50% nas últimas seis rodadas: fez 9 pontos.

Em comparação com os concorrentes, essas equipes vão muito bem. O Figueirense, por exemplo, venceu 3 nos últimos 22 jogos. O Ipatinga é o único que não venceu fora de casa e fez 4 pontos em 21. O Náutico não perde há 5 partidas, mas só venceu duas vezes nas últimas 10 rodadas.
Dos sete times que brigam para não cair, Portuguesa e Fluminense tem aproveitamento de sexto colocado nos últimos jogos. Atlético-PR e Vasco foram melhores que Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e Flamengo nas últimas rodadas. Os outros concorrentes não tiveram aproveitamento nem de 35%. Se continuar assim, Ipatinga, Figueirense e Náutico vão cair, mas um desses que reagiram no final da competição vai para a série B. O que mostra que reagir no final pode ser tarde demais.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

34ª rodada: informações e palpites.

Vasco x Santos: antes de se enfrentarem, no primeiro turno, o Santos tinha 5 pontos a menos que o Vasco e só havia vencido duas vezes no campeonato. Hoje o time paulista tem 6 pontos de vantagem. Com Renato no comando, o Vasco não perde há três jogos. São 4 derrotas em oito partidas disputadas. O Santos só perdeu três vezes desde que Márcio Fernandes assumiu há 15 partidas.
Palpite: empate.

Figueirense x Atlético-PR: o Figueira ainda não venceu em casa sob o comando de Mário Sérgio. A equipe tem o pior aproveitamento como mandante no campeonato. Nas últimas 21 rodadas, apenas 3 vitórias catarinenses. Já o Atlético está no seu melhor momento no campeonato. Pela primeira vez fez 7 pontos seguidos e conseguiu seu primeiro empate fora de Curitiba há 10 dias contra o Vasco. Antes disso, fora do Paraná, apenas uma vitória sobre o Ipatinga.
Palpite: Figueirense

Portuguesa x São Paulo: a Lusa só perdeu no Carindé uma vez no campeonato – 2 a 1 para o Vitória. O time vem em sua melhor fase na competição com duas vitórias e três empates. Em casa, venceu Cruzeiro e Grêmio e empatou com o Flamengo (contra o Palmeiras os jogos foram no Pacaembu: 1x1 e 2x4). O São Paulo venceu oito e empatou 5 em trezes jogos. Só perdeu para o Grêmio no returno. Há 10 anos, o Tricolor perdeu para a Lusa por 7 a 2 no Carindé. Foi o jogo em que Rogério Ceni sofreu mais gols na carreira.
Palpite: empate.

Botafogo x Flamengo: o Botafogo empatou os 5 clássicos estaduais que disputou no Brasileirão. Apenas 3 gols marcados e 3 sofridos. Em 2008, enfrentou o Fla seis vezes: duas vitórias, três derrotas e um empate. Embora o jogo seja no Maracanã, o Flamengo é visitante. O time tem o melhor aproveitamento fora de casa com 24 pontos em 16 jogos. No primeiro turno, depois de empatar com o Botafogo, o rubro-negro caiu para 4º lugar pela primeira vez no campeonato.
Palpite: Flamengo.

Palmeiras x Grêmio: pela primeira vez no campeonato, o Palmeiras tem mais pontos que o rival. Jogando em São Paulo (incluindo um jogo no Morumbi, dois no Pacaembu e um na Vila Belmiro) o time paulista venceu 15 dos 19 jogos. No Parque Antártica foram dois empates e uma derrota em 15 jogos. Já o Grêmio perdeu quatro e empatou três das últimas sete partidas como visitante. No primeiro turno foram 5 vitórias longe do Olímpico, na segunda parte do campeonato, nenhuma até aqui. Pelo campeonato brasileiro, o Tricolor gaúcho só venceu uma vez no Palestra: em 2006 por 1 a 0.
Palpite: Palmeiras

Sport x Goiás: no primeiro turno o Sport surpreendeu em Goiânia e venceu por 2 a 1. O time pernambucano é o time a mais tempo sem vencer: 8 jogos. Nessa seqüência, não perdeu em casa: quatro empates. O Goiás derrotou o Cruzeiro na última semana e quebrou um jejum de 5 partidas sem vencer. O último triunfo fora de casa foi contra o Grêmio há dois meses. Romerito, sem condições físicas, não enfrenta a ex-equipe.
Palpite: Goiás

Coritiba x Náutico: o Coxa só perdeu duas em casa e o Timbú só venceu duas fora. O time paranaense pode voltar ao 6º lugar, sua melhor colocação depois da primeira rodada e onde já esteve três vezes. Nas contas do Náutico contra a série B, uma vitória fora de casa é indispensável: nas últimas 5 rodadas, joga três vezes fora (Coritiba, Figueirense e Santos). Se vencer as duas em casa (Cruzeiro e Atlético-PR), pode precisar de apenas um empate para se salvar.
Palpite: empate.

Cruzeiro x Fluminense: o time mineiro venceu as últimas quatro no Mineirão e não sofreu gols. Ramires volta ao time. O meia fez sua estréia pelo clube no ano passado, justamente contra o Fluminense. O Flu só perdeu para o Vasco sob o comando de Renê Simões. Fora de casa venceu o Atlético-PR e o Figueirense e empatou com o Vitória. O último jogo no Mineirão foi marcado por uma grave lesão de ligamentos no joelho do volante Léo Silva, até então titular do Cruzeiro. Charles entrou e não saiu mais do time.
Palpite: Cruzeiro

Vitória x Atlético-MG: o Vitória é o segundo pior time do 2º turno: apenas 13 pontos em 14 jogos. Marcou 11 gols, o pior ataque da metade final do campeonato. Juninho, goleiro do Atlético, vai enfrentar o ex-clube pela primeira vez. Com 41 pontos em 33 jogos, o Galo estaria empatado com o Corinthians na zona de rebaixamento. Em 2006, seria 15º. Há 9 anos, o Atlético venceu em Salvador por 3 a 0 e se classificou para a decisão do campeonato contra o Corinthians.
Palpite: empate.

Internacional x Ipatinga: se vencer e Botafogo e Coritiba tropeçarem, o Inter termina a rodada em sexto lugar. Até aqui, o Colorado foi no máximo 7º colocado. Com a classificação para a próxima fase da Sul-americana, Tite deve escalar o time reserva. Caso siga na competição, os titulares podem voltar a campo pelo Brasileiro apenas na última rodada. O Ipatinga tem 31 pontos, apenas 4 fora de casa. É o único time que ainda não venceu como visitante.
Palpite: empate.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Invencibilidade de campeão

Os jogadores do São Paulo disseram após a vitória sobre o Internacional que a equipe busca superar o recorde de partidas invictas no campeonato brasileiro do ano passado. Em 2007 foram 16 partidas entre a derrota por 1 a 0 para o Fluminense em 18 de julho e novo 1 a 0 para o Flamengo no dia 4 de outubro.

Esse ano já são 13 jogos sem perder, com 8 vitórias e 5 empates, 29 pontos conquistados, 74%. Foram 23 gols marcados e 9 sofridos.

No ano anterior, o Tricolor conseguiu 14 vitórias e 2 empates, 44 pontos – 84% de aproveitamento. 35 gols marcados e 5 sofridos.

Mesmo que vença as próximas três partidas, o time de 2008 dificilmente vai superar o de 2007 e para chegar ao mesmo número de pontos do campeonato passado, o São Paulo precisa de vencer todos os jogos que restam.
Confira as seqüências de 2007 e 2008:

2007

Cruzeiro 1 x 2 São Paulo
São Paulo 3 x 1 Sport
América 0 x 1 São Paulo
São Paulo 3 x 1 Juventude
Grêmio 0 x 2 São Paulo
Botafogo 0 x 2 São Paulo
São Paulo
2 x 0 Atlético/PR
Goiás 0 x 0 São Paulo
São Paulo
5 x 0 Náutico
Palmeiras 0 x 1 São Paulo
São Paulo 6 x 0 Paraná
Atlético/MG 0 x 0 São Paulo
Vasco 0 x 2 São Paulo
São Paulo 2 x 1 Santos
São Paulo 2 x 0 Figueirense
Internacional 1 x 2 São Paulo

2008

São Paulo 3 x 1 Atlético/PR
Coritiba 2 x 2 São Paulo
São Paulo
0 x 0 Santos
Atlético/MG 1 x 1 São Paulo
São Paulo 2 x 0 Flamengo
Sport 0 x 0 São Paulo
São Paulo 2 x 0 Cruzeiro
Ipatinga1 x 3 São Paulo
São Paulo
1 x 0 Náutico
Palmeiras 2 x 2 São Paulo
São Paulo
2 x 1 Vitória
Botafogo 1 x 2 São Paulo
São Paulo 3 x 0 Internacional

Avaí, o melhor da série B.

Claro, sem contar o Corinthians que foi não só um clube, mas um time de série A disputando a segunda divisão, o Avaí é o melhor disparado do campeonato. É o time que mais venceu, que menos perdeu, tem o melhor ataque – fez 9 gols a mais que o Santo André – e a melhor defesa – sofreu 5 menos que o Bragantino.

Mais do que isso, o time de Santa Catarina, é o melhor da série B desde que o torneio começou a ser disputado em sistema de pontos corridos.

Avaí 2008: 33 jogos, 62 pontos. 63% de aproveitamento. 63 gols a favor e 31 contra.

Coritiba 2007: 33 jogos, 62 pontos. 63% de aproveitamento. 45 gols a favor e 33 contra.

Sport 2006: 33 jogos, 60 pontos. 61% de aproveitamento. 51 gols a favor e 28 contra.

Mesmo se o Figueirense for rebaixado, o Estado vai ter um representante na elite do futebol brasileiro e, pelo visto, ainda mais forte do que o rival.

sábado, 1 de novembro de 2008

33ª rodada: informações e palpites

Náutico x Vitória: confronto de duas equipes que vêm mal no segundo turno: o Náutico fez 12 e o Vitória apenas 13 pontos. No ano passado, na 32ª rodada, o Timbú já tinha 43 pontos, esse ano é a equipe há mais tempo sem vencer na competição: 7 jogos (ao lado do rival Sport) com quatro empates e três derrotas. Já os baianos tentam voltar a vencer fora de casa, o que aconteceu na 22ª rodada: 2 a 1 sobre o Figueirense.
Palpite: Náutico

Flamengo x Portuguesa: embora confie no Maracanã e na força da torcia para buscar o título, o Fla é apenas o sexto melhor time do campeonato quando joga em casa. Se vencer, reassume (pelo menos até domingo) a liderança da competição depois de 100 dias, ou um turno. Foi exatamente depois de empatar com a Lusa que o Fla perdeu o primeiro lugar. Apesar de vir num bom momento – duas vitórias e dois empates nos últimos quatro jogos – a Portuguesa só fez 5 pontos fora do Carindé. A única vitória foi em 21 de junho e no Rio de Janeiro: 1 a 0 sobre o Botafogo.
Palpite: Flamengo

Ipatinga x Coritiba: o time mineiro já está a 6 pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Precisa vencer 5 dos 6 jogos que restam para se salvar. Ano passado, pela série B, o Tigre venceu no Vale do Aço por 1 a 0. O Coxa aposta na recuperação de Keirrison que não marca gols há 4 rodadas, ou quase um mês. O último foi na vitória sobre o Inter por 4 a 2 no Couto Pereira em 4 e outubro.
Palpite: empate

Atlético-MG x Botafogo: o Atlético não vence o rival há 7 anos ou 14 jogos. No Mineirão, o último trunfo mineiro aconteceu em 1996. Só esse ano foram cinco confrontos: 4 vitórias do Botafogo e um empate. 14 gols a favor e 3 contra. O momento das equipes é parecido: o Galo fez 4 pontos nas últimas seis partidas, o Fogo fez 7. Os mineiros têm quatro desfalques certos, os cariocas também e Nei Franco vai poupar alguns titulares.
Palpite: Atlético-MG

Santos x Palmeiras: apesar da diferença de 18 pontos na tabela, o Palmeiras fez só um ponto a mais no segundo turno. O time de Luxemburgo fez 9 pontos nos últimos seis jogos, aproveitamento igual ao do líder Grêmio, mas 7 pontos pior que o vice São Paulo. O Peixe já não perde na Vila há 7 jogos, são 5 vitórias e dois empates. O goleiro Marcos, do Palmeiras, pode não jogar devido à morte de seu pai. Ele atuou nos 32 jogos do campeonato.
Palpite: Santos

São Paulo x Internacional: o São Paulo conseguiu superar Grêmio e Botafogo na última quarta-feira ao derrotar o time carioca e chegar a maior invencibilidade do campeonato: 12 jogos. Os outros dois chegaram a 11. Ano passado, o Tricolor ficou dezesseis jogos sem perder e em 2006 foram doze, até acabar o campeonato. O Inter não vai ter quatro titulares, mas apenas D’Alessandro será poupado: Nilmar, Magrão e Índio não têm condições. Alex, cotado como melhor da competição, vai jogar.
Palpite: São Paulo

Goiás x Cruzeiro: o Goiás vem em má fase, não vence há 5 jogos, e o trio formado por Paulo Baier, Romerito e Iarley não vai ter Romerito. Antes disso, o time esmeraldino havia vencido cinco seguidas. O Cruzeiro pode superar o time de 2007 com uma vitória em Goiânia. Se perder, pode ficar fora do G-4 pela segunda vez no campeonato, a outra vez que isso aconteceu foi exatamente depois de perder para o Goiás: 1 a 0 no Mineirão, gol de Iarley cobrando falta.
Palpite: empate.

Fluminense x Vasco: no primeiro turno, o Flu chegou a estar perdendo por 3 a 1 e conseguiu a reação. Antes daquela partida, o Tricolor era 18º colocado e o Vasco o 12º. Ambos não venceram nenhum clássico nesse campeonato: três empates e duas derrotas conseguiram os vascaínos. Quatro empates e uma derrota obtiveram os tricolores.
Palpite: Fluminense

Grêmio x Figueirense: a maior goleada do campeonato aconteceu no primeiro turno: 7 a 1 para os gremistas que assumiram ali a liderança da competição. Depois disso, só não foi primeiro em duas rodadas, quando ficou em segundo, mas empatado em pontos com o Palmeiras. Uma derrota pode até mesmo tirar o Grêmio do G-4 onde está desde a quinta rodada. Com Mário Sérgio, o Figueira só venceu um em seis jogos. Uma derrota pode levar a equipe catarinense à zona de rebaixamento, onde nunca esteve nesse campeonato.
Palpite: Grêmio

Atlético-PR x Sport: o Atlético pode sair da zona de rebaixamento depois de quatro rodadas. Em 2007, na 32ª rodada, o Furacão já tinha 45 pontos. A equipe nunca perdeu para o Sport jogando em Curitiba. O time pernambucano não vence há sete jogos, com quatro pontos conquistados. Antes disso, vinha de três vitórias seguidas, a última de 5 a 0 sobre o Figueirense.
Palpite: Atlético-PR