domingo, 21 de fevereiro de 2010

Arbitragem e tecnologia: elas não se completam.

Jair Albano Félix errou ao assinalar impedimento no gol de Diego Tardelli. Guilherme Dias Camilo também falhou ao não perceber que o mesmo Tardelli estava impedido no cruzamento de Coelho, que resultou no empate atleticano. Não há interpretação, há o fato. Como já foi dito aqui, não é intenção do blog colocar em discussão erros ou acertos de arbitragem. Vale voltar ao tema do recurso eletrônico utilizado para tirar dúvidas.

Durante o clássico mineiro de sábado, a imagem da TV foi clara ao apontar o gol legal marcado pelo Atlético no segundo tempo. A transmissão da TV Globo não mostrou – ao vivo – o lance do primeiro gol pelo ângulo da câmera do impedimento. Ninguém reclamou, a jogada foi rápida e passou desapercebida. Até que no domingo, a imagem da TV Record elucida o acontecimento.

Fazendo um exercício de imaginação, se as imagens fossem utilizadas para tirar dúvidas, o gol de Jairo Campos dificilmente seria anulado e o marcado por Tardelli, validado. Um dia depois, outra emissora de televisão mostra o erro. Ora, a imagem da TV não consegue ser conclusiva, assim como a visão dos árbitros.

Em 2008, Cruzeiro e Flamengo disputavam, na antepenúltima rodada do campeonato brasileiro, uma vaga no G-4. O time mineiro vencia por 3 a 2 quando, aos 45 minutos do segundo tempo, Diego Tardelli cai na área após uma disputa com Léo Fortunato. As imagens da transmissão ao vivo pareciam que não dariam margem a interpretações: Carlos Eugênio Simon, árbitro do jogo, errou ao não marcar o pênalti. Dois dias depois, a ESPN Brasil mostrou o lance: não houve contato entre os dois. Não foi pênalti. Como voltar atrás dois dias depois?

Mais uma vez, a imagem que parece clara, não é conclusiva. A crítica não é a TV Globo e seus profissionais. Assim como toda história tem várias versões, uma imagem tem vários ângulos. A tecnologia pode ajudar sim, mas não será sempre e, assim como os árbitros, ela poderá até mesmo atrapalhar.

4 comentários:

Unknown disse...

O texto ficou muito bom Marcelo. Concordo plenamente. Só acredito que nesse nivel de tecnologia que estamos, já está na hora de utilizarmos os recursos para evitar erros GROSSEIROS. Acredito que haveria uma boa melhoria.

Unknown disse...

Lance incrível foi aquele penalti cometido pelo grosso do Junior Baiano na copa de 98. Soh 2 dias depois, com uma imagem de tv sueca, eh q ficou claro q ele puxou a camisa do cara.
O jogo foi brasil x noruega.

Alberto disse...

Pior é ver os lances do clássico agora.
O primeiro gol do atlético em impedimento.
O Jairo Campos colocando a camisa na cabeça e não levou cartão. Pediu desculpas ao árbitro e ele quase lhe dá um aperto de mão.

E tem gente que acha que o Atlético perdeu por conta da arbitragem.

Imagina se o Luxemburgo, perdendo o primeiro tempo de 1x0 coloca o Obina no intervalo e muda pra três atacantes!

Mas, como discutir arbitragem não é tema do blog, vou ficar por aqui...

Abraços.

Carlin1005 disse...

Não consegui achar esse vídeo da Record, que deixa claro que houve impedimento no gol do Jairo Campos. Vi vários outros, mas em todos a câmera está meio na diagonal.
Será que ele existe em algum lugar?