domingo, 7 de fevereiro de 2010

Por enquanto, o Atlético só dá pistas.

Qualquer avaliação que se arrisque fazer agora sobre o Atlético é injusta e desnecessária. São três jogos, o time não precisa estar pronto agora. A pista possível de apontar nas primeiras rodadas do campeonato é o que Vanderlei Luxemburgo pretende fazer com sua equipe.

O Atlético não é um time leve, ainda não é rápido, mas é técnico. O meio-campo que enfrentou o Tupi tinha quatro jogadores de bom toque de bola, que levantam a cabeça para jogar; o que atuou diante do Ipatinga tinha a proteção de Zé Luís e só mais dois homens. Isso para Diego Tardelli e Muriquí se aproximarem do gol adversário com mais rapidez, aproveitando o posicionamento de Obina e servindo-o, além de ser servido por ele.

Luxemburgo tenta dar ao Atlético a velocidade que os jogadores de meio, que ele tem à sua disposição, parecem incapacitados de fazê-lo. Individualmente, eles não precisam ser rápidos, precisam dar, coletivamente, velocidade ao jogo. Os laterais ainda não avançam. Leandro, aos 30 anos, e Coelho, aos 27, têm natureza ofensiva, mas chegam ao momento da carreira em que se dosar vai garanti-los em alguma equipe.

Com um meio-campo que ainda não consegue ser veloz e laterais que não poderão ser ofensivos durante todo o jogo, parece claro que o Atlético irá jogar em torno da movimentação dos atacantes. Talvez por isso, Vanderlei tenha saído do Mineirão mais satisfeito do que nas últimas semanas: Obina, Tardelli e Muriquí foram mais interessantes do que Tardelli e mais um.

O problema daqui pra frente é como testar e assegurar que o time está no caminho certo. Definitivamente, eventuais goleadas sobre Uberaba, Villa Nova, América-TO e companhia não servirão para colocar o novo Galo à prova. Só saberemos se a equipe está pronta nas fases agudas de Campeonato Mineiro e Copa do Brasil. Até lá e confiar e acreditar em Vanderlei Luxemburgo. Sem maiores pistas.

2 comentários:

Bruno Cabral disse...

O meio-campo do Galo é lento por causa do Ricardinho, é jogador de segundo tempo, pra cadenciar o jogo, quando o time estiver jogando. O Galo vai ter dificuldades toda vez que ele for titular. Renan Oliveira não é o ideal, mas é o melhor que nós temos. Saudações Alvinegras

Alberto disse...

Uma coisa não muda no atlético:
O Marques continua imarcável.

Deixe ele com o Obina durante 30 minutos de pressão e o Galo faz gol com certeza.

Só tem duas formas de marcar as jogadas do Marques:
1 - Não deixe ele pegar na bola
2 - Marque quem vai receber o passe

É impossível evitar que ele cruze uma bola, e bem.