quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A ascensão de Dorival culmina com o favoritismo do Santos.

Dorival Júnior apareceu para o futebol brasileiro - como Dorival e não como Júnior, ex-meia do Palmeiras – com o vice-campeonato paulista comandando o São Caetano em 2007. Nas semifinais, a equipe do ABC goleou o São Paulo por 4 a 1 no Morumbi.

Depois, assumiu o Cruzeiro em frangalhos após derrota para o Atlético por 4 a 0 no Estadual. Chegou a brigar com o São Paulo no Brasileirão e levou a equipe mineira à Libertadores. Ramires surgiu para o futebol nacional sob o comando de Dorival.

Foi para o Coritiba em 2008, venceu o Paranaense (que o clube não levava havia quatro anos) e foi nono lugar no campeonato brasileiro – 2ª melhor colocação do Coxa desde 2003.

Ano passado, Júnior assumiu o Vasco e cumpriu o objetivo: levou uma equipe limitada tecnicamente ao acesso à primeira divisão e ainda conquistou o título, além de lançar Philippe Coutinho.

No Santos, Dorival dá ao time o direito de ser ofensivo. A equipe alvinegra é leve e utiliza disso como sua principal qualidade. Neymar e Paulo Henrique Ganso jogam bem numa frequência muito maior do que acontecia em 2009, assim como Wesley e Felipe.

Hoje começa a Copa do Brasil para o Peixe. Depois de sete vitórias seguidas no campeonato paulista e três anos de bons trabalhos por onde passou, pode-se dizer que o time da Vila aparece como candidato forte à conquista. O Santos hoje é de Robinho, principal estrela, tanto quanto é de Dorival Júnior que mudou em dois meses a forma da equipe jogar – e para muito melhor.

Nenhum comentário: