segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CBF vai unificar títulos. Você vai gritar "é campeão"?

De acordo com a TV Globo, em algum momento deste mês, o torcedor do Santos e do Palmeiras acordará octacampeão brasileiro. O tricolor carioca será tri. Torcedores de Cruzeiro, Botafogo e Bahia se verão com duas conquistas do campeonato brasileiro. Santos, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Bahia são os legítimos campeões nacionais entre 1959 e 1970, nem por isso precisam ser chamados de campeões do campeonato brasileiro.

O reconhecimento e a unificação dos títulos da Taça Brasil e do Roberto Gomes Pedrosa diminui a importância do que aconteceu antes de 1971, apesar de ter objetivo distinto. O que vale é o campeonato brasileiro, só com esse nome. A conquista anterior fica em segundo plano. Caso confirmada a unificação, teremos a aberração de dois campeões brasileiros entre 1967 e 1970 – com direito a bicampeonato palmeirense, campeão da Taça Brasil e do Robertão em 1967.

Para o Santos conquistar os cinco títulos da Taça Brasil, entre 1961 e 1965, teve que jogar 24 vezes. Pouco mais de um turno da conquista de 2004, quando o campeonato brasileiro teve 46 rodadas. Imagine que no mesmo dia que a CBF bater o carimbo, a diretoria anuncie a venda de Neymar e Ganso. Você, torcedor santista, vai soltar algum rojão por ter acordado com mais seis estrelas no peito? Ou estará preocupado de perder os principais jogadores às vésperas de uma Libertadores?

Os clubes, ao meu ver, não se tornam maiores com o novo rankeamento que se formará no futebol. O Palmeiras será gigante com quatro ou oito brasileiros. Será maior se conquistar mais seis.

Não é um documento que vai fazer clubes grandes serem gigantes. Não é o reconhecimento que fará, você torcedor, passar a noite sem dormir de tanta alegria, ir trabalhar de ressaca na manhã seguinte, ou vai fazer o seu amigo rival se encolher na cadeira. Título deve ser comemorado. Santistas, palmeirenses, tricolores cariocas e baianos, cruzeirenses e botafoguenses já fizeram isso. Fizeram com toda justiça. A não ser que vençam dentro de campo, não irão fazer de novo.

10 comentários:

Gael disse...

se unificassem esses torneios como copa do brasil (campeões estaduais jogando mata-mata) ainda ia.

mas campeonato brasileiro é demais.

se qualquer coisa vale, o GALO merece ser tri: 1971 + 1937/1978..... também eram campeonatos nacionais, né ??

Unknown disse...

Nada a ver essa história de unificar os titulos e não reconhecer o titulo do Flamengo. Pode até unificar pra mim não fará diferença, mas gostaria que reconhecessem o titulo de 1987 do Flamengo.

Rodrigo Otávio disse...

Você disse tudo. Ninguém vai gritar "é campeão",a não ser pelo que será conquistado no futuro. Texto excelente!

Ramon José Milani Martins disse...

Poucas vezes discordei de vc Marcelo, mas esta é uma. Concordo quando vc diz que não vai aumentar a grandeza dos clubes, mas para torcedor tem uma valia mto grande. Antes de 2003 eu escutava que a gente não tinha a tal da "estrela amarela", agora temos 2. Não aumenta a grandeza, mas para o torcedor, este sim, fica maior ainda!

Reginaldo Bessas disse...

Marcelo,

Eu vejo essa notícia em duas vertentes.

1ª desvio de foco das investigações que a CBF,leia-se Ricardo Teixeira está sendo alvo de desvio de dinheiro;
2º Questão política. Os presidentes de clubes que coincidentemente estão gritando é campeão, apoiam Ricardo Teixeira, inclusive votaram no candidato da CBF na última eleição do clube dos 13. É o famoso toma lá dá cá da política podre brasileira.

Qual o critério? O critério é não ter critério algum!!!
A taça Brasil que alguns times ganharam com justiça tem o formato da atual Copa Brasil. Meu Deus... como que numa canetada uma copa se tornou campeonato de um dia para outro.

simone castro disse...

Se a taça brasil era o campeonato nacional da época, e se entendemos por nacional aquele que representa o país onde é realizado, é a mesma coisa de brasileiro!
Só muda o nome,uma palavra, e que tem o mesmo significado da outra.
Achar que o campeonato brasileiro, seja com que nome ou fórmula for, só passou a existir em 1971, é algo tosco, sem sentido, uma lenda!
Quanto a reconhecer, colocar no papel, oficializar, claro que precisa!
O Brasil mal respeita o que está no papel,imagina se não tiver!
Comemorar? Nossa comemoração não é ficar bêbado, nem pular, nem soltar fogos. Nossa comemoração é interna, dentro do coração, até pq muitos eram crianças quando o Cruzeiro foi campeão nacional, portanto, brasileiro.
Aos atleticanos despeitados, pesquisem nas revistas, manchetes de jornais e matérias de tv da época, e saibam como eram chamados os campeões dessa época: CAMPEÕES BRASILEIROS!
É fato, e contra fatos, não há argumentos!

Reginaldo Bessas disse...

Simone,

Campeonato,torneio,taça e copa tem formatos diferentes. O que se fez foi misturar tudo sem critério e denominar de um mesmo nome, quando na verdade não é. Me diga La liga espanhola e a mesma coisa que copa do Rey? A Série A na Itália é amesma coisa que copa Italia?? A premier league é a mesma coisa que Copa da Rainha da Inglaterra? Os torneios de verão na Argentina que são disputados a muito tempo é a mesma coisa que o clausura ou apertura??

É isso que tem ficar claro. Ninguem está desmerecndo a taça Brasil, pois se ganhão na epoca foi por merecimento. O problema é a caneta politica, que todos sabemos porque foi executada a toso apadrinhados da CBF.

Leandro Oliveira disse...

A questão é polêmica, e apesar do claro contexto político que a envolve, concordo que os títulos deviam ser unificados. Ok, realmente é estranho dois títulos brasileiros no mesmo ano, mas dizer que os times que ganharam os campeonatos nacionais naquela época não foram campeões brasileiros não é justo. É simplesmente uma questão de nome: campeões da Taça Brasil ou do Roberto Gomes foram campeões brasileiros porque esses eram os campeonatos nacionais daquela época. É diferente, por exemplo, da Copa João Havelange, que foi uma aberração e ainda assim o Vasco é considerado pela CBF o campeão brasileiro de 2000. Porque os campeões entre 59 e 70 não deveriam ser?
Admiro suas postagens mas tenho que discordar de você, Marcelo. Realmente ninguém vai comemorar um título de 30, 40 anos atrás (exceto talvez os atleticanos.. hehe). Concordo quando diz que os clubes não ficarão maiores com esses títulos, mas o reconhecimento justo, ainda que tardio, é sempre importante.

Alberto disse...

Acho que isso vai atrapalhar o jornalismo de intertemporadas.
Mas pelo menos dará trabalho novo.
É que na falta de notícias, sempre vem aqueles rankings de pontos em competições e coisas do tipo.

"No ranking do campeonato brasileiro, tima A tem 9.337 pontos, e está na frente do time B".

"Campeão tem 10 pontos, vice 9, terceiro colocado 8..."

Notícia mesmo, que exige se relacionar com fontes ou dar opinião sobre questões polêmicas, ficam em segundo plano.

Mas, em um tempo onde a informação está cada vez mais "on-line", recriar os rankings terá muita audiência.

Como você disse, a história já ocorreu, apenas poderá ser recontada a partir dos novos números.

Abraços.

Anônimo disse...

Sinceramente este país é uma verdadeira "ZONA". Nada é confiável, nada é sério, nada é o que é, mesmo que a lei determine. Não discordo da unificação, discordo é do critério. Se for para unificar, que sejam os campeonatos que realmente tenham características de campeonato nacional, e não as taças que tem o mesmo formato da Copa do Brasil. E se for para unificar tudo, então que se inclua a Copa do Brasil. Aí vem a CBF e, sem critério nenhum, dá dois títulos para o Palmeiras no mesmo ano, mas desconsidera as Copas do Brasil. Ainda de quebra, desqualifica o Flamengo do título de 1987 que, oficialmente é do Sport, e acho que deveria ser o certo atribui-lo ao Sport, mas já que oficializaram torneios como a Taça Brasil, a Copa União deveria ter o mesmo valor, assim como a própria Copa do Brasil A coisa é tão suja e sem critério LAMENTÁVEL...