terça-feira, 3 de junho de 2008

O Atlético de Gallo me parece o Atlético que Geninho...

O que o Atlético mudou dois jogos dirigidos por Gallo? Ele tirou um meia para colocar um zagueiro a mais. Tirou Marcos que estava lento e colocou Wélton Felipe que se mostrou mais ágil e reconhecidamente é ótimo no jogo áreo. Mudou ainda Feltri, Renan e Viana, por Calisto. O lateral é razoável, mas mesmo assim melhor que os outros três. Gallo tirou Rafael Miranda para colocar um volante que sai mais para o jogo e ajuda melhor Coelho na cobertura pela direita. Na frente, a intenção parece ser usar um homem de velocidade e outro mais fixo.

O que os dois primeiros jogos do novo técnico me lembraram foi o Atlético de 2002, curiosamente treinado por Geninho. Aquele time tinha três zagueiros - Nem (não o mesmo Nen que acaba de chegar ao alvinegro), Gutierrez e Neguette. Dois alas que avançavam bem, mas não tinham velocidade para serem pontas - Mancini e Michel. Um volante fixo, Hélcio. Um outro que saia pro jogo, Paulinho, e um camisa 10 que ditava o ritmo, Souza. No ataque, o mesmo Marques, porém seis anos mais novo e mais rápido e Kim ou Washington. Um saia mais da área para jogar e o outro esperava pela bola.

Hoje, Renan Oliveira seria o Kim de 2002 e Eduardo, o Washington. Claro, somente pelas características.

Coelho bate bem na bola, assim como Mancini que naquele ano, arrebentou. Calisto é um jogador mediano como Michel também era, mas finalizava bem de longe. Nas laterais, o time de 2002 era mais forte.

Hélcio dava mais experiência e marcava melhor que Renan.

Quando Paulinho, o Márcio Araújo de hoje, não jogava ou atuava mais avançado, Cleisson entrava no meio. Jogador raçudo e de muita marcação, assim como Rafael Miranda, que porém, não é violento.

Quanto aos trêz zagueiros, Almeida é melhor que Neguette foi. Vinícius é bem mais seguro do que Nem. Wélton Felipe ainda é difícil de analisar, mas Marcos está bem a frente de Gutierrez

Aquele time foi muito bem até precisar da força do elenco. Quando não tinha a defesa titular para enfrentar o Corinthians, o time entrou em pane e apanhou de 6 a 2 no Mineirão.

Sinceramente não acredito que o time atual tenha forças para repetir o sucesso da equipe de 2002 que terminou a primeira fase em sexto lugar depois de 25 jogos, mas que ao ver o time de Gallo enfrentar Portuguesa e Atlético-PR fiquei com a lembrança daquele tempo, isso fiquei.

Nenhum comentário: