sexta-feira, 2 de maio de 2008

É campeão!

Nesse final de semana, os gritos de campeão vão ser entoados nos mais diferentes sotaques e muito provavelmente nos mais diferentes idiomas. Confira um resumo de informações para o final de semana. Sobre o superclássico mineiro, vou fazer uma postagem especial ainda antes da finalíssima.

Estaduais

Bahia: A situação no campeonato baiano é a seguinte: Vitória da Conquista lidera com 8 pontos e 3 gols de saldo. Vitória e Bahia têm 7 pontos, o rubro-negro deve um gol de saldo e o tricolor deve 2. O Itabuna tem 6 pontos e saldo 0. Na última rodada, os grandes decidem em casa: para ser campeão, o Bahia precisa derrotar o Vitória da Conquista e torcer contra seu maior rival. Para ser campeão, o Vitória precisa vencer o Itabuna e torcer contra o Vitória da Conquista, mas tem que fazer saldo de gols maior do que o Bahia. O Itabuna ainda tem chance: precisa golear o Vitória por quatro gols de diferença e torcer por empate no outro jogo. A situação do Vitória da Conquista é menos complicada: basta vencer o Bahia. Toda essa confusão vai ser decidida domingo, a partir das quatro da tarde.

São Paulo: O título paulista que parecia bem encaminhado para o Palmeiras é agora motivo de apreensão. Depois da goleada sofrida contra o Sport, o clima esquentou entre Denílson e Lenny no treino de ontem. Os jogadores bateram boca. Para ser campeã, a Ponte Preta precisa bater o alvi-verde por dois gols de diferença dentro do Parque Antártica. A Macaca conta com o retorno de seus principais jogadores: Elias e Renato. Jogadores fundamentais na armação da equipe. A última vez que a Ponte venceu o Porco por dois de diferença no Parque Antártica foi no brasileirão de 2001: 2 a 0, com dois gols de Washington. O Palmeiras não é campeão paulista desde o timaço de 1996, treinado por Luxemburgo e a Ponte nunca conquistou um título em 108 anos de história.

Rio de Janeiro: os botafoguenses querem a tão esperada revanche do campeonato carioca do ano passado quando perdeu para o Flamengo sendo prejudicado pela arbitragem no final da partida. Amanhã, voltam ao Bota o lateral-direito Alessandro e o atacante Jorge Henrique. O goleiro Castillo segue fora e Triguinho também. Já o Flamengo vem cansado, mas empolgado com a excelente vitória sobre o América do México no meio da semana. O jogo marca a última partida de Joel Santana à frente do Fla: na coletiva de ontem, ele deixou escapar que Geninho vai ser seu sucessor no comando técnico da equipe. Do outro lado, Cuca pode conquistar seu primeiro título como treinador. Os ingressos já estão esgotados desde quinta-feira: 78.716 pagantes e renda de R$1.715.135,00. O público total pode chegar a 85 mil. O maior do Brasil nos últimos anos.

Rio Grande do Sul: casa cheia no Beira-Rio para Internacional e Juventude. O Inter conta com o retorno de Alex, seu principal jogador e que estava com o tornozelo direito machucado. O Juventude joga pelo empate e conta com Mendes, artilheiro do estadual com 13 gols e que no meio de semana marcou duas vezes na vitória de sua equipe sobre o Corinthians-AL por 3 a 1. O Juventude é conhecido por ser o algoz do Colorado, mas os números mostram suprema vantagem para o Internacional: são 101 vitórias contra 35 e 40 empates. Quase três vezes mais vitórias do que derrotas. Mesmo assim, o torcedor tem motivos para ficar desconfiado: em 2008, o time perdeu três vezes no Estadual, as três para a equipe de Caxias do Sul e em 1998 os dois decidiram o título. Adivinhe? O Juventude levou a melhor.

Paraná: A finalíssima do campeonato paranaense pode ter os principais artilheiros da competição: do lado do Atlético que precisa vencer o Coritiba por dois gols de diferença, Marcelo Ramos conseguiu um efeito suspensivo e vai para o jogo. O experiente atacante já marcou doze vezes e é o segundo principal goleador do campeonato. Do lado do Coxa, Keirrison, gripado pode ser a baixa. O jovem atacante marcou 18 vezes na competição. Todos os 25 mil ingressos colocados à venda se esgotaram em poucas horas.

Europa

Alemanha: o Bayern de Munique pode ser campeão amanhã: basta não perder para o Wolfsburg, fora de casa para conquistar com três rodadas de antecedência, o 31o título de sua história. O Bayern pode comemorar ainda hoje, caso o Werder Bremem e o Shalke 04 tropecem contra Energie Cotbus e Hannover.


Itália: A Internazionale também pode ser campeã amanhã: precisa vencer o derby contra o Milan e torcer pela Roma tropeçar em um jogo difícil contra a Sampdoria que ainda briga por vaga nas copas européias. Restam três rodadas, a Inter tem seis pontos de vantagem e se a diferença aumentar, não poderá mais ser alcançada e chegará ao tricampeonato. Além de se preocupar em vencer e estragar a festa da maior rival, o Milan ainda seca a Fiorentina contra o Cagliari. Dois pontos separam Milan e Fiorentina, equipes que brigam diretamente por vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada.

Espanha: o campeão também deve sair no domingo: o Real Madri tem 10 pontos de vantagem para o Villareal faltando quatro rodadas. Se vencer o Osasuna amanhã fora de casa, comemora o bicampeonato. Mas os merengues já podem entrar em campo campeões. Isso porque o “Submarino Amarelo” joga antes contra o Getafe e se não vencer dá o título ao Real.

Inglaterra: três equipes ainda podem ser campeãs. Para o Arsenal, está muito difícil: torce para Chelsea e Manchester United não somarem dois pontos em dois jogos e precisa vencer as duas, a começar pelo Everton, amanhã. Hoje, o Manchester que está empatado com o Chelsea em número de pontos, mas leva ampla vantagem no saldo de gols, pega o West Ham em casa. O West Ham é apenas o 10o colocado, mas nos últimos três encontros com o Manchester, venceu as três. O Chelsea joga na segunda-feira contra o Newcastle fora de casa.

França: O Lyon pode se tornar heptacampeão francês nesse final de semana. Hoje, o time de Juninho, Fred e companhia joga fora de casa contra o Nice, se vencer e amanhã o Bordeaux perder para o Olympique de Marselha, chega ao sétimo título seguido. Nada se compara a esse feito na história do futebol francês.

Nenhum comentário: