terça-feira, 13 de maio de 2008

O campeonato bbrasileiro começou, mas nem tanto...

Tudo bem que jogaram São Paulo e Grêmio, Inter e Vasco, Flamengo e Santos, Atlético-MG e Fluminense e outros jogos menos tradicionais na primeira rodada do Brasileirão. É uma pena que esses que tinham tudo para ser jogaços tiveram várias equipes desfalcadas por causa de Libertadores ou Copa do Brasil. Oito times, ou 40% dos participantes não entraram em campo com força máxima e só dois deles venceram: Internacional e Botafogo.
Desse campeonato, eu espero uma disputa maior pelo título do que foi no ano passado, que aliás, não fosse o competentíssimo São Paulo para estragar a festa (de todos que gostam de futebol, menos da sua torcida) o campeonato teria sido sensacional na corrida pelo título com quatro equipes chegando coladas nas primeiras colocações.
Ano passado, o São Paulo parecia mais forte, embora não tenha passado das oitavas-de-final da Libertadores, o que já fez em 2008, e tenha parado no São Caetano nas semifinais do Paulistão. Em 2008, pelo menos, perdeu para um time da primeira divisão. Nem o mau retrospecto no primeiro semestre impediu que o Tricolor do Morumbi fosse campeão com o maior aproveitamento dos pontos corridos.
Para o bem do futebol, o Rio de Janeiro respira novos ares. O Botafogo de Cuca é competitivo e pode brigar por Libertadores, o Fluminense da Unimed, de Renato Gaúcho e Thiago Neves, tem talento de sobra para decidir partidas e se for também competitivo é candidato ao título. O Flamengo que não é mais de Joel, mas ainda é de Marcinho e Bruno, entra como favorito desde que Caio Júnior mantenha o trabalho do ex-treinador e consiga também fazer o time jogar fora do Maracanã. O Vasco não deve brigar lá em cima, mas também não deve dar vexame.
Os times de São Paulo seguem fortes: o São Paulo tem uma boa defesa e é absolutamente competitivo. Não tem a menor vergonha de ganhar por 1 a 0. O Palmeiras parece ter essa vergonha e joga bonito pra cima, cheio de atacantes que jogam pelo meio como Denilson e meias que jogam como volantes como Léo Lima. Coisas de Luxemburgo, o melhor do Brasil. Ah, o Palmeiras também tem bons laterais, um zagueiraço que é o Henrique e o Marcos no gol. Sem o título nacional desde 94, o time do Parque Antártica é o número 1 da minha lista de favorito. Leão deu jeito no Santos e encontrou Molina como válvula de escape. Pelo menos por Libertadores, briga. Fora do eixo, Cruzeiro e Inter devem chegar mais longe. Se o Internacional acertar seu ataque com Iarley, Fernandão, Nilmar e Alex (o melhor jogador em atividade no país) e o meio com Guiñazu, Magrão e Edinho, é também grande pretende ao caneco. O Cruzeiro não pode se desmantelar no mau-relacionamento de seu treinador com jogadores que seriam importantes para formar um grupo forte para o Brasileirão: Apodi, Leandro Domingues, Marcel, Jadilson e sei lá mais quantos outros já mostraram que "há algo de podre no reino da Dinamarca".
Lá embaixo que se cuidem Náutico, Goiás, Ipatinga, Vitória e Portuguesa. 5 cancidatos fortes há quatro vagas no cálvario da série B.

Nenhum comentário: