segunda-feira, 5 de maio de 2008

Os campeonatos estaduais foram decididos nesse final de semana e na Europa alguns nacionais tivram os campeões definidos com rodadas de antecedência. Emoção maior em Santa Catarina, Paraná e Bahia. Na Europa, vale a pena ficar de olho no futebol inglês e italiano.

São Paulo: O Palmeiras mostrou que não sentiu o golpe da eliminação da Copa do Brasil e revidou a goleada de 4 a 1 sofrida contra o Sport com um sonoro 5 a 0 sobre a Ponte Preta. Alex Mineiro foi o destaque com 3 gols marcados. Mais de 27 mil pessoas pagaram para ver o 22º título estadual do clube alvi-verde que se iguala ao São Paulo como segundo maior vencedor do torneio, com três conquistas a menos do que o Corinthians. Além disso, o Palmeiras ainda saiu da fila: depois de 12 anos, de novo comandado por Luxemburgo, o time chega ao título.

Campeonato carioca: nada e revanche. O Flamengo saiu perdendo com gol de Lúcio Flávio no primeiro tempo, mas reagiu na segunda etapa com dois gols de Obina e um de Diego Tardelli. No total, Flamengo 4 x 1 Botafogo. Obina fez a diferença: 3 gols. O choro dessa vez foi de Joel Santana que se despediu do comando técnico do time rubro-negro. O Flamengo chegou ao seu sexto título em 10 anos e ao trigésimo no total se igualando ao Fluminense com 30 conquistas no total, os maiores vencedores.

No Rio Grande do Sul, o Internacional espantou o fantasma chamado Juventude que venceu o Colorado três vezes no estadual desse ano. As únicas três derrotas dos comandados de Abel Braga no torneio. Uma goleada histórica: 8 a 1. Fernandão marcou três vezes e foram tantos gols que sobrou até para o goleiro Clemer que marcou o último da goleada cobrando pênalti aos 45 minutos do segundo tempo. Foi o 38º título estadual do maior vencedor do Rio Grande do Sul com três conquistas a mais do que o Grêmio.

O Coritiba foi o único campeão com derrota no final de semana. Na Arena da Baixada perdeu para o Atlético por 2 a 1, gols de Netinho e Marcelo Ramos para o Furacão e Henrique Dias para o Coxa que podia perder por um gol de diferença já que na semana passada havia vencido o rival por 2 a 0. Nos quatro últimos anos, quatro campeões diferentes: Atlético, Paraná, Paranavaí e agora o Coritiba que chega ao 33º título, doze a mais que o Atlético, segundo maior vencedor.

Surpresa no campeonato goiano: o pequeno Itumbiara que em 38 anos de existência nunca havia chegado a uma decisão, desbancou o Goiás com duas vitórias: a primeira, na semana passada, por 1 a 0. Ontem no Serra Dourada, Basílio marcou duas vezes e deu o passe para Landú marcar o outro. O técnico do Itumbiara é Paulo César Gusmão que com certeza vai ganhar fôlego novo para dirigir um clube da série A do campeonato brasileiro.


Na Bahia, emoção em dose dupla até os últimos minutos do campeonato. Todos os times que disputaram o quadrangular final chegaram à última rodada com chances de título. A dupla Ba-Vi decidia em casa contra Vitória da Conquista e Itabuna, respectivamente. O Vitória goleou o Itabuna por 5 a 1 o que obrigava o rival a vencer por seis gols de diferença. E o tricolor quase conseguiu: fez 5 a 0 no Vitória da Conquista. Bahia e Vitória terminaram a fase final com o mesmo número de pontos e saldo de gols, mas o rubro-negro teve 16 gols marcados, contra 11 do Bahia. O título do Vitória foi o 24º, 19 a menos que o maior rival.


No campeonato catarinense, a emoção foi bem além dos 90 minutos que terminaram com vitória do Criciúma por 3 a 1 sobre o Figueirense. Como o Figueira havia vencido a primeira, o jogo foi para a prorrogação, e o Criciúma jogava pelo empate, mas aos 4 minutos do segundo tempo, Bruno Santos fez o gol do título. O Figueira chegou ao seu 15º título, dois a mais que o Avaí.






Pintaram campeões também na Europa.

Na Espanha, o Real Madri venceu o Osasuna com uma virada no final da partida. O argentino Higuaín deu passe para o gol de Robeen aos 41 e marcou o seu aos 43. O Real se manteve 10 pontos a frente do Villareal que derrotou o Getafe por 2 a 0. Destaque para os dois gols do brasileiro Renato na vitória do Sevilla sobre o Valladolid. O Real chegou ao 31º título nacional.


Alemanha: O Bayern de Munique também comemora seu título: o time mais tradicional do país empatou sem gols com o Wolfsburg por 0 a 0 fora de casa e tem 10 pontos de vantagem para o Werder Bremem que venceu o Energie Cottbus por 2 a 0. Faltam três rodadas e o Bayern não pode mais ser alcançado. Foi o 21º título da equipe de Munque.


No campeonato italiano, as duas últimas rodadas prometem: isso porque a Inter perdeu o clássico para o Milan por 2 a 1, com direito a gol de Kaká e a Roma goleou a Sampdoria por 3 a 0, com gol de Cicinho. A Inter ainda tem três pontos de vantagem para os romanos e se as equipes terminarem empatadas em número de pontos uma partida extra decide o campeonato. O Milan que tanto perseguiu a Fiorentina, tomou o quarto lugar e estaria classificado para a Liga dos Campeões se o Calccio terminasse hoje.

Na França, diferença de dois pontos entre o líder Lyon e o vice, o Bordeaux. O Lyon empatou sem gols fora de casa com o Nice e o Bordeaux venceu o Olimpique de Marselha de virada com um gol de Wendel. Se Lyon e Bordeaux terminarem empatados em número de pontos, os atuais hexacampeões levam a melhor por terem ampla vantagem no saldo de gols.

O campeão da Inglaterra só no final de semana. Hoje o Chelsea venceu o Newcastle por 2 a 0 e mais uma vez se igualou ao Manchester United. A equipe de Cristiano Ronaldo conquista o título se vencer, o time de Brogba torce contra os "rivais" e tem que fazer sua parte.

Nenhum comentário: