quarta-feira, 17 de março de 2010

A camisa rosa: controversa no Atlético, histórica mundo afora.

A camisa rosa de treino do Atlético causa controvérsia em Belo Horizonte pela óbvia e primária relação entre a cor e o universo feminino. No entanto, a tonalidade é ou já foi usada por diversos clubes mundo afora, fazendo parte de suas respectivas histórias, inclusive um no Brasil.

Confira os principais exemplos:

Juventus (Itália) - usava camisas com listras rosa e pretas até o início do século XX quando um entusiasta que havia vivido em Turim foi à Inglaterra e prometeu encomendar novos uniformes para o clube. Na fotografia mostrada ao dono da indústria têxtil, o rosa parecia mais um branco manchado ou desbotado. Fez-se então camisa com listras alvinegras, o que não agradou aos dirigentes e jogadores da Juve quando foram exibidas. Sem outra escolha, adotou-se o uniforme que deu sorte: dois anos depois, em 1905, o clube conquistou seu primeiro scuddetto.

Palermo (Itália) – o clube foi fundado em 1900, se chamava Anglo Panormitan Athletic and Football Club e as cores eram o vermelho e o azul. Sete anos depois, mudou-se o nome para Palermo Football Club e o rosa e preto foi adotado. O clube é conhecido como rosanero.

Sport Boys (Peru) – fundado em 1923, o clube peruano teve seu primeiro uniforme listrado vermelho e amarelo, mas no mesmo ano divergências quanto às cores fizeram os fundadores mudarem de ideia: o rosa foi adotado e virou marca da equipe que já foi campeã nacional seis vezes.

Rio Branco (Campos dos Goytacazes-RJ) – o clube carioca adota a cor desde sua fundação. O motivo é remeter aos rostos corados dos fundadores, garotos entre 13 e 15 anos, filhos de famílias tradicionais da cidade.

Vitória de Setúbal (Portugal) – o rosa não caiu bem para os portugueses. Em 2008, o clube alviverde utilizou camisas rosas no segundo tempo do amistoso contra o Trofense. A reação contrária da torcida foi imediata e a direção entendeu que os torcedores estavam certos. Não só aboliu a camisa rosa e pediu desculpas como também pediu para que os torcedores devolvessem duas camisas que foram arremessadas por jogadores à arquibancada ao final do jogo para serem trocadas pela “nova camisola oficial, em definitivo”.

E você? Conhece mais algum caso interessante sobre camisas rosas?

11 comentários:

Gisele Ramos disse...

Tô pagando pra ver os atleticanos andando nas ruas com essa camisa nova.....

Mateus disse...

Adicionado à lista: a camisa da Coréia do Sul também é (ou pelo menos era na Copa de 2002) rosa...

Unknown disse...

Tá a cara dos atleticanos! haha..

Alberto disse...

Depois do Kalil dizer que torcedor que vale é o torcedor de BH, por que é torcedor que vai ao estádio, não esperava nada pior.

Aí vem esta nova campanha de marketing do Atlético. Que horror.

O próximo Flanelation vai ser com "Perfex".
Já tem flanelinha em BH esgotando o estoque dos supermercados...

Também ouvi que é porque o Cruzeiro contratou o Pedro KEN. Agora os atleticanos estão querendo virar a Barbie.

O Caio nem virá mais no carro de manhã depois que tirar Perfex rosa pra limpar o vidro embaçado.
Ele vai descer do carro andando.

E o pior não é isso. Ainda pode piorar.

deh disse...

dizer que achei o site feio, a camisa listrada horrorosa, mas a rosa tá no coração.
acho uma perda de tempo essa discussão. qual o problema em querer inovar?

Alyhell disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alyhell disse...

Ridículo. 40 anos sem títulos nacionais, 15 jogos sem ganhar do rival, sem ter estádio, e ainda vem com essa de camisa rosa. Se manca, Kalil!

Bessas disse...

Zé,

Qual é o estádio do Cruzeiro mesmo???

Anônimo disse...

O Kalil resolveu assumir de vez. Quero só ver os atleticanos soltarem a franga. Falaram tanto da camisa bonita do centenário, agora quero ver o que vão dizer sobre a "abelhinha rosa"...
Que bicharada...

Unknown disse...

È bem legal a camisa

FUTMESA-TOTAL disse...

Eu gostei