segunda-feira, 15 de março de 2010

Milan e Inter: diferença de um ponto. É pouco?

Nunca a distância da Inter para o Milan foi tão pequena na temporada atual. Depois da derrota da equipe de José Mourinho para o Catania (15º) e da vitória do time de Leonardo sobre o Chievo (13º), o campeonato está a dez rodadas do fim e um ponto separa os rivais.

No início, quando a Inter era soberana e o Milan dava sinais de ter encontrado uma péssima solução para a saída de Carlo Ancelotti, a distância entre os dois chegou a ser abismal: depois de dez rodadas a Inter, líder, somava 25 pontos dos 30 possíveis. O Milan tinha, no mesmo período, 16. Um havia marcado 26 gols e sofrido 9, o outro contava com 10 gols a favor e 11 contra.

Estava claro que mais do que melhorar muito, o Milan precisaria contar com uma queda vertiginosa da tetracampeã. A combinação veio justamente nas seis últimas rodadas: 16 pontos para Ronaldinho e cia. contra sete do time defendido por Júlio César.

Se passar pelo Chelsea na Liga dos Campeões, a Inter vai olhar mais para a competição continental e pode seguir vacilando contra os pequenos. Além disso, enfrenta Palermo, Roma e Juventus – terceiro, quarto e quinto colocados – e ainda a Fiorentina que vem mal na tabela, mas mostrou força contra o Bayern. São quatro adversários perigosos em 10 rodadas e apenas a Juventus no San Siro.

O Milan tem pela frente Palermo, Fiorentina e Juventus – apenas o Palermo fora de casa. O grande problema do clube rossonero tem sido justamente os jogos contra grandes. Perdeu quatro vezes na competição, duas para Inter, além de ter sido facilmente dominado pelo Manchester na UCL.

A impressão que dá é que para vencer, o jogo que seja, o Milan precisa jogar o seu máximo e a Inter não. Os grandes parecem assustar mais o time rubro-negro do que o rival e o vacilo da Inter é fruto, até aqui, de um mês ruim.

Para o Milan vencer o campeonato precisa torcer por sucesso de seu maior rival no mata-mata europeu e ainda superar seus problemas de confrontos importantes. A diferença é de apenas um ponto. A Inter ainda é franca favorita ou é possível acreditar em reviravolta?

Nenhum comentário: