sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O primeiro ouro do Brasil

O Brasil conseguiu com Maurren Maggi o primeiro ouro realmente brasileiro nos jogos. Isso porque Maurren treina no Brasil, se prepara no Brasil. César Cielo, apesar de bem patriota, treina há 3 anos patrocinado e confinado na faculdade de Auburn em Alabama nos Estados Unidos.
Não quero dizer que a medalha não deve ser comemorada ou valorizada. Quero dizer é que o país não investe em seus talentos. Enquanto o COB, o governo e as federações não criarem um plano a médio e longo prazo para desenvolver as categorias de base das modalidades esportivas, o país vai comemorar oitavos, sétimos e vigésimo primeiros lugares.
O Brasil consegue o feito de ter judoca que passa 8 anos na faixa marron e precisa vender o próprio carro para pagar o exame da próxima graduação, lutador de boxe que desmaia de fome no ring, jogadora de futebol que é titular da seleção e não tem time pra jogar no país.
Seguimos com chances de medalhas no vôlei que é patrocinado por empresas privadas. Foi preciso "brotar" uma Daiane dos Santos para a ginástica passar a conseguir o mínimo de atenção das autoridades.
Antes, alías, bem antes, de querer sediar os jogos daqui há 8 anos, o Brasil precisa se preocupar com a próxima geração de atletas.

Nenhum comentário: