terça-feira, 5 de agosto de 2008

Penúltima rodada do primeiro turno: os visitantes acordaram?

Na última rodada, 6 vitórias de times que jogaram fora de casa. Rodada atípica. Para os jogos desse meio de semana, volto a apostar nos mandantes: Grêmio, Goiás, Atlético-PR, Sport, Cruzeiro e Palmeiras, principalmente.

Grêmio x Ipatinga: o jogo tem cara do mais desequilibrado da rodada. O líder contra o lanterna. Melhor ataque, segunda pior defesa. Melhor defesa, terceiro pior ataque. Grêmio completo (pode ser que poupe Léo), Ipatinga sem o capitão Gian e Augusto Recife. O mais impressionante: o Grêmio perdeu 4 jogos no ano e o Ipatinga só venceu 5 em 2008. Alguém aposta no Tigre?

Goiás x Flamengo: o Goiás vem alternando bons e maus momentos no campeonato. Com Hélio dos Anjos são 50% de aproveitamento. O time vem de goleada pra cima da Portuguesa por 4 a 0. Iarley e Romerito que chegaram junto do treinador são os artilheiros da equipe com 5 e 4 gols marcados. O Flamengo, mergulhado em sua crise de seis jogos sem vencer, e 3 gols marcados nessas partidas. Não deve ter apenas Diego Tardelli e Kléberson, machucados. Vandinho vai ser titular pela primeira vez.

Vasco x Coritiba: Nos dois últimos jogos do Vasco, 11 gols e duas goleadas. Uma pró e outra contra. Isso mostra bem o desequilíbrio do time que tem o terceiro melhor ataque e a segunda pior defesa. O Coritiba é bem mais polido: o ataque é o nono melhor e a defesa a oitava menos vazada. Se o Coxa repetir em São Januário o que fez na Vila Belmiro, Antônio Lopes pode ser o 16º técnico demitido no campeonato.

Atlético-PR x Náutico: o Atlético demitiu segunda-feira o técnico que “roubou do Náutico” na terceira rodada do campeonato. Depois que Roberto Fernandes deixou a equipe pernambucana, o Timbú já teve Leandro Machado e agora conta com Pintado no comando da equipe. Uma vitória do Furacão pode tirar Fernandes da fila dos desempregados: ele já é cotado em Recife para assumir o Náutico em caso de nova derrota.

Sport x Portuguesa: a Portuguesa tem boas recordações do Sport: foi contra o rubro-negro que a Lusa se garantiu na série B de 2007 com um gol de Alex Alves no último minuto da última rodada no ano anterior. O Sport só perdeu em casa para Flamengo. A Portuguesa só venceu fora o Botafogo. A Lusa não vai contar com Diogo, artilheiro da equipe com 6 gols, e que pediu dispensa devido as negociações em curso. Ano passado, o Cruzeiro ofereceu 1 milhão de dólares por 50% dos direitos do atleta, a Lusa nem abriu negociação.

Fluminense x São Paulo: dos 22 jogadores que vão entrar em campo amanhã, apenas nove estiveram no 3 a 1 que eliminou os paulistas da Libertadores. Nos últimos 7 jogos, o São Paulo fez 16 pontos, o Flu, apenas 7. Além da lanterna, o time de Renato Gaúcho ainda vê os líderes irem embora: já são 17 pontos atrás da linha da Libertadores: pelo menos seis rodadas de diferença.


Santos x Atlético-MG: o Santos não faz valer o “efeito Vila Belmiro”. Em oito jogos, só venceu 3 vezes. É o quarto pior mandante do campeonato. Já o Atlético, é o quarto pior visitante: só não perdeu 3 em nove jogos que fez fora de casa (contando o clássico contra o Cruzeiro). O jogo marca o re-encontro de Petkovic com seu atual ex-clube. Dispensado pelo Santos, ele marcou 3 vezes no Brasileiro com a camisa do Galo. Pouco, mas o suficiente para ser artilheiro do time ao lado de Eduardo, Coelho, Gedeon e Marques.

Palmeiras x Vitória: o último jogo entre as equipes no Parque Antártica foi há cinco anos e o Palmeiras foi humilhado: 7 a 2 com shows de Dudu Cearense e Nádson. As duas equipes vivem momentos distintos no campeonato: o Vitória fez 20 pontos nos primeiros 10 jogos, e mais 9 nas últimas sete rodadas. Já o Palmeiras é equilibrado durante a competição: na 10ª rodada tinha 18 pontos, hoje tem 31. O aproveitamento se manteve em 60%. Quinta-feira, o time de Luxemburgo não conta com Kleber: suspenso pela 5ª vez no campeonato, a segunda por três cartões amarelos.

Figueirense x Botafogo: confronto de equipes que buscam se encontrar na competição: com um ponto de diferença, o Botafogo é o oitavo e o Figueira, o 11º. Nei Franco tem três desfalques na defesa: Castillo, Alessandro e Renato Silva. O time catarinense se acertou depois da chegada de PC Gusmão. O Botafogo diz que não procurou o treinador após a demissão de Geninho. Já PC, afirmou que preferiu permanecer em Florianópolis.

Cruzeiro x Internacional: em casa, o Cruzeiro só perdeu para o Goiás e fora o Inter só bateu o Fluminense. Entre os 10 primeiros colocados, o Cruzeiro só jogou em casa contra Botafogo e São Paulo e o Colorado enfrentou Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Vitória e agora o Cruzeiro, todos os 5 primeiros fora de casa. Conseguiu apenas um ponto.

Nenhum comentário: