quinta-feira, 17 de junho de 2010

A queda da Espanha é o ícone da primeira rodada da Copa.

A derrota da Espanha por 1 a 0 para a Suíça dá de bandeja, para quem desconfia da Fúria, a oportunidade de rotular os comandados de Vicente del Bosque da mais nova geração de amarelões do país.

O debate deve, no entanto, caminhar para outra direção. A Espanha sofreu na estreia do mundial sua terceira derrota em 50 partidas. Foram 45 vitórias e dois empates nos outros jogos. É impossível dizer que a base formada por Luís Aragonés e mantida por del Bosque não é competitiva.

O gol de Gelson Fernandes e a dificuldade espanhola de furar a defesa adversária é o exemplo mais sólido de que o melhor nem sempre vence. Durante toda a primeira rodada do mundial, o chato venceu. Chato competente, prudente, sério. Como deve ser a Copa do Mundo? A opção por jogar fechado e apostando em contra-ataques era o que cabia ao treinador alemão Ottmar Hitzfeld – que o fez com precisão. A Suíça foi eficiente, longe de ter sido melhor – até porque só teve a bola nos pés em 27% do jogo e mesmo assim evitou trabalha-la temendo o contragolpe.

Deixando o resultado de lado e analisando o futebol, a Espanha não jogou pior do que a Argentina que ganhou com um gol de escanteio e fez um jogo franco, correndo muitos riscos contra a Nigéria; a Holanda que criava pouco até o gol-contra bizarro do dinamarquês Polsen; ou o Brasil que jogou 55 minutos sem encontrar espaços contra a inexpressível Coreia do Norte até o gol de Maicon e ter depois o contra-ataque à sua feição.

O resultado foi diferente, o nível apresentado não. Decepcionante porque esperava-se justamente um futebol superior ao que os demais haviam mostrado. O pesar pela derrota de Xavi, Iniesta, Villa e companhia é porque deposita-se neles a principal esperança de jogos agradáveis de se assistir na África do Sul.

As milimétricas linhas do 4-2-3-1 ou 4-1-4-1 são eficientes e as grandes responsáveis por em apenas três dos 17 jogos do mundial terem saído mais do que três gols. Quem tripudia sobre o fracasso espanhol na primeira rodada deve estar satisfeito com o festival de 1x0 e 1x1 da Copa.

Um comentário:

Jeferson Cardoso disse...

Para quem esperava goleada..., ficará esperando.
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com