segunda-feira, 15 de setembro de 2008

25ª rodada: pra mim, só aumentaram as indefinições

O que esperava-se na rodada do final de semana era uma polarização da briga pelo título e manutenção de derrotas na parte de baixo da tabela. O que se viu foi algo diferente: a vitória do Goiás sobre o Grêmio (que venceu um dos últimos cinco jogos que disputou e não marcou gols nas duas últimas partidas) evidenciou queda de rendimento da equipe gaúcha que já vinha sendo percebida dentro de campo há algum tempo. Não sei ainda se o Grêmio cai definitivamente - é um receio que sempre existe com times do Celso Roth - ou se é apenas uma fase como passaram todos os times da parte de cima da tabela.

No Mineirão, o Palmeiras mostrou competitividade para vencer o Cruzeiro que não venceu o bloqueio armado por Luxemburgo. O treinador parou a velocidade dos mineiros armando uma linha com três jogadores na saída de bola, quatro mais atrás protegendo os três zagueiros. Os melhores momentos do Cruzeiro aconteceram quando o time conseguiu jogar entre os zagueiros e a linha de 4, mas quem melhor faz isso, Ramires, esteve mal por não estar 100%. O Palmeiras me pareceu definitivamente na briga pelo título, enquanto o Cruzeiro, que só fez 7 pontos nos 21 disputados em confrontos diretos, segue pecando nos momentos de decisão.

As vitórias de Atlético-PR, Santos e Náutico elevam o pelotão de baixo, mas exceto o Santos não vejo força nos outros para seguir se recuperando. O time da Vila parece que não vai mesmo cair.

Já o Atlético Mineiro perdeu para o Ipatinga e aproveitou para se perder em campo. Tem agora dois jogos em casa e tem que vencer, porque o fantasma do rebaixamento (que pra mim ainda não rondou a Cidade do Galo) pode assombrar: depois do Figueirense o time enfrenta Palmeiras e Flamengo (fora), Cruzeiro e Inter (casa), Coritiba (fora), Botafogo (casa) e Vitória (fora). Depois dessa sequência dificílima e longa - 7 partidas - só vão restar quatro jogos para acabar o campeonato, e entre eles Sport e Grêmio fora de casa.

Para concluir: PC Gusmão não é mais técnico do Figueirense. São agora 24 técnicos trocados em 25 rodadas. A média caiu e não é mais 1 técnico/ rodada, mas ainda é incrivelmente alta.

Nenhum comentário: