terça-feira, 20 de abril de 2010

As razões de Adilson para poupar jogadores.

Em primeiro lugar, o Cruzeiro foi derrotado pelo Ipatinga com oito jogadores considerados titulares em campo - no 2º tempo quando sofreu três gols. Em segundo lugar, eu não teria poupado o time no domingo. Eu. Quem está lá dentro tem muito mais condições de saber quem poderia ou não render. A intenção aqui é pensar o porquê Adilson Batista não colocou força máxima logo de cara na semifinal do Mineiro e não discutir se o treinador teve razão ou não.

A maratona do Cruzeiro começou em 20 de fevereiro, no clássico contra o Atlético. A semana que antecedeu ao clássico foi a última em que Adilson pôde trabalhar sem jogos no meio de semana. De lá pra cá, o Cruzeiro fez 17 jogos intercalando final e meio de semana. Caso vencesse o Ipatinga e supondo que a equipe iria passar de fases na Libertadores, A Raposa faria 30 jogos entre 20 de fevereiro e 6 de junho – quando o futebol brasileiro para devido à Copa do Mundo.

Mais do que isso, a sequência imediata teria: Atlético, oitavas da Libertadores, Atlético, oitavas, Internacional (campeonato brasileiro), quartas-de-final da Libertadores, Avaí e quartas da Libertadores. Oito jogos em 21 dias - pelo menos seis deles decisivos. Pensando como Adilson Batista deve ter pensado o motivo para não escalar força máxima no último domingo está aí. Você pode concordar ou não com o técnico, mas são três semanas plausíveis de preocupação.

Jogar muito antes da Copa não é castigo apenas um clube. O Santos, avançando na Copa do Brasil, poderá fazer 32 jogos em 112 dias. Descansará apenas uma semana em três meses e 22 dias. O São Paulo, se chegasse às finais do paulista e, avançando na Libertadores, faria 31 partidas em 108 dias. O Atlético de Luxemburgo, passando de fases na Copa do Brasil, jogará 29 vezes (contando em dobro o confronto com o América-TO) em 106 dias. Descansará duas semanas em 106 dias.

Atlético e Santos não pouparam jogadores em 2010 e estão vivos nas competições que disputam. O número de jogos poderá pesar tanto na forma de cansaço quanto de lesões, mas fica evidente que os estaduais ocupam um espaço grande demais dentro do calendário brasileiro, especialmente em ano de Copa do Mundo.

2 comentários:

Alberto disse...

Oi Marcelo.
Já reparou que o Cruzeiro já é o segundo melhor segundo na libertadores?

Quais os possíveis jogos do Cruzeiro nas oitavas agora?

Tem chance de pegar o Inter.
O Inter tem dois jogos contra o Gremio entre os jogos das oitavas.
Pra mim, é o adversário que o Cruzeiro levará maiores chances de passar às quartas.

Se passar, a eliminação do mineiro será até considerada boa para o time.

Abraços.

Gisele disse...

Sou radicalmente contra poupar jogadores....os caras tem entre 20 e 30 anos e vivem disso.