terça-feira, 6 de abril de 2010

Quem não se rende a Messi?

Hoje e nos próximos dias os jornalistas esportivos mundo afora, os apreciadores de futebol de todo o planeta irão se curvar e escrever sobre Messi. Nada mais justo. Afinal, o argentino insiste em mostrar que história do futebol não é só aquela escrita há 80, 50 ou 20 anos. História se faz também agora.

Lionel tem 22 anos, foi o melhor do mundo em 2009, já era ótimo antes disso (foi o segundo em 2007 e 2008) e pode até não ser eleito em 2010, mas é difícil crer que alguém vai encurtar a distância entre seu ótimo futebol e os bons resultados dos outros.

Até nos resultados, nos números frios, Messi é melhor. Tem 38 gols na temporada 09/10 contra 32 de Rooney e 28 de Drogba. O camisa 10 do Barcelona é o protagonista de uma equipe que consegue ter 61% de posse de bola e acertar 84% dos passes em uma partida contra um adversário extremamente qualificado como é o Arsenal.

Artilheiro do espanhol, da Liga dos Campeões, maior goleador da história do clube em Champions League (ao lado de Rivaldo com 25 gols) e oitavo maior de todo o clube de 111 anos.

Se Messi será melhor do que Maradona, se vai ganhar uma Copa do Mundo sozinho, se vai ser melhor que Ronaldo Fenômeno, Romário ou Zidane é desnecessário pensar. Pensar pra quê? Bom mesmo é vê-lo fazer o que quiser contra os melhores do mundo dentro de um campo de futebol.

Um comentário:

GDSM disse...

É isso aí Marcelão... esse tipo de comparação nem faz sentido! Temos mesmo é que apreciar o futebol do garoto e aplaudir (ou por que não) babar com os lances que ele protagoniza!