sexta-feira, 9 de abril de 2010

Semifinal no sábado e as datas mal planejadas do campeonato mineiro

O presidente da federação mineira de futebol, Paulo Schettino, garantiu em entrevista à rádio Inconfidência onde e quando serão os confrontos das semifinais. A entrevista foi realizada enquanto Democrata e Villa Nova se enfrentavam e o presidente afirmou: passando o Democrata, o confronto com o Atlético acontece no sábado, às 18h30, em Ipatinga. Como o Ipatinga desclassificou o Tupi, com empate por 1 a 1, joga contra o Cruzeiro domingo às 16h, também no Vale do Aço.

Paulo Schettino explicou o porquê da Pantera ter que enfrentar o Atlético menos de 66 horas depois do final de seu jogo: o artigo 93 do regulamento geral de competições da CBF, em seu parágrafo segundo, reza que “no caso entre clubes de uma mesma cidade ou que distem entre si menos de 150km, o intervalo entre os jogos poderá ser de 44 horas”. Como o clube da capital mandará seu jogo em Ipatinga, a 105 quilômetros de Governador Valadares, ninguém está infringindo o regulamento da entidade nacional.

Imbróglios resolvidos - embora o Democrata se sinta lesado por jogar em um espaço de tempo tão curto - fica a discussão: o problema da falta de datas não seria facilmente evitável? Ora, a CBF reserva 23 datas para os torneios estaduais, o campeonato mineiro tem 17 rodadas. Eliminando as datas de 07 e 08 de abril e depois de 10 e 11 (uma vez que o Mineirão está alugado para um show de axé e é a casa de duas equipes que previsivelmente estariam entre as quatro primeiras), ainda sobrariam quatro datas ociosas para a competição. Custa a clubes e principalmente federação pensar o campeonato com um pouco mais de cuidado antes que os problemas tomem as proporções que tomaram em 2010?

2 comentários:

Boldinho_D2 disse...

Concordo com tudo que você falou e ainda digo mais: depois vão achar ruim quando o Campeonato Mineiro é taxado de rural. Mas com uma federação que não tem a competência, depois de vários anos se repetindo este mesmo problema, de somente remanejar as rodadas, fica difícil pensar outra coisa a não ser que é falha e incompetente.

Gisele Ramos disse...

Esse campeonato é mesmo muito desorganizado....