segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Cruzeiro eliminado não foi o misto, foi o principal.


A eliminação do Cruzeiro no campeonato mineiro sugere alguns pontos diferentes a serem observados. Uma coisa é o time misto escalado por Adilson Batista e que só não saiu derrotado no primeiro tempo por três erros graves do trio de arbitragem. Outra é perceber que a equipe eliminada sofrendo três gols no segundo tempo era praticamente a principal.

O time da segunda etapa já tinha Fábio, Jonathan, Thiago Heleno, Diego Renan, Fabinho, Henrique, Gilberto e Wellington Paulista quando sofreu o primeiro gol. Oito jogadores titulares contando que enquanto Fabrício não tem ritmo, Fabinho é quem joga e o mesmo vale para Wellington Paulista – mesmo com Kléber no banco, uma semana após lesão muscular. O segundo gol ipatinguense saiu com Thiago Ribeiro na vaga de Fernandinho. Naquele momento apenas Gil e Pedro Ken não poderiam ser considerados titulares.

Questionar a escalação do técnico cruzeirense não pode justificar a derrota. O time que perdeu era praticamente o mesmo que vai jogar a fase decisiva da Libertadores na semana que vem. Contra o Ipatinga o Cruzeiro mostrou os mesmos problemas de grande parte da temporada: dificuldade de penetração, espaço de sobra nas costas dos laterais e pouca criação do meio.

Durante boa parte de 2010 todo jogo ruim da Raposa foi relevado, ora porque era evidente a falta de motivação, ora porque o time não era o principal, ora porque não é todo dia que o jogo será vistoso. O grande jogo da equipe na temporada foi contra o Vélez no Mineirão. Até aqui é exceção. Não é justo pensar que quando precisar o Cruzeiro vai jogar bem. Precisou ontem e o clube está fora de uma decisão de estadual depois de nove anos.

5 comentários:

André Luiz Araújo disse...

Discordo da sua análise, pois ir colocando titulares durante o jogo cria uma situação diferente. Existem o fator de ritmo, cansaço, minutos que faltavam para o jogo acabar. Entretanto, concordo em dizer que o time que perdeu foi o Cruzeiro, pois uma vez que os jogadores estavam com a camisa azul estrelada, eles representam o Cruzeiro em sua totalidade.

História das histórias disse...

Discordo, Se o time entra com o time principal a coisa bem podia ser diferente. Entrar no meio do jogo não é nunca será a mesma coisa. Dizem que depois que o boi passa vem a boiada... Fernandinho deslocado para o meio para marcar o 9 (palavras do Jonatas referindo-se ao Danilo)... Se tinha 8 titulares no final ainda assim não era o time principal. `Tinha 6 titulares no banco para 3 substituições... Errou sim na escalação. Jogador deve ser poupado depois que é feito o resultado. Felipão no intervalo do jogo contra a Turquia na copa da Coreia perguntou ao Ronaldo por que ele estava se poupando. A resposta veio de imediato. Ele estava se poupando para final. Felipão respondeu. Joga agora se não o time não vai para final. Faça sua parte e eu te poupo. Adilson errou. Não faz muito tempo os jogadores jogavam quarta e domingo com uma preparação física inferior. Com a evolução na preparação eles não aguentam jogar? Marcelo não tenho ouvido niguém dizer que o time da libertadores também é um espetáculo.Concordo que para história o Ipatinga derrotou o Cruzeiro.

Daniel disse...

Iria comentar algo muito parecido com o que o André Luiz Araujo comentou, portanto faço das palavras dele as minhas.

Acrescentando também que um jogo é montado por uma série de fatores, considerar no bruto alguns fatos não é analisar futebol. O gol do alessandro mal anulado, poderia mudar tudo, tanto pra bem quanto para mau.

Anônimo disse...

Ipatinga estava com time misto

O Cruzeiro é so olhar a escalação do Colo-Colo e ver qtos jogadores estavam naquele jogo e contra o Ipatinga

Bessas disse...

Boa menino de ouro,

da TV Horizonte!!Parabéns mais uma vez pela lucidez, foi único comentário na segunda que abordou sob este ponto de vista, e no que concordo. Não se disse até agora que era um dos melhores elencos do Brasil?? Além disso o time que estava em campo era praticamente o titular como vc bem colocou no Blog.

PS: Parabéns cara, mas com esse olhar crítico e essa imparcialidade te vejo com essa idade, num SPORTV, ESPN etc.

Bessas
Bairro Ouro Preto BH-MG