quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Leandro Guerreiro pode mudar o Cruzeiro, mas não resolve a principal carência da equipe


Dos contratados pelo Cruzeiro na temporada, um nome chama a atenção. Leandro Guerreiro saiu do Criciúma para o Botafogo por indicação de Cuca. Deixa o Rio de Janeiro também a pedido do treinador. Leandro deixou de ser um bom volante para se tornar um bom zagueiro. E é assim que deve jogar no Cruzeiro.

Contra o Corinthians, no final do campeonato brasileiro, Cuca voltou a acenar com a formação que utilizou no próprio Botafogo, ainda em 2007, com um falso lateral-esquerdo e praticamente três zagueiros. Na época, Luciano Almeida guardava posição pela esquerda e pouco subia. Jorge Henrique, teoricamente atacante, fazia o papel de ala.

No jogo do fatídico lance entre Gil e Ronaldo, o Cruzeiro foi superior ao Corinthians. Marquinhos Paraná jogou pela esquerda da defesa e Gilberto, como meia, bloqueava Alessandro e armava o jogo com Montillo. Taticamente, a partida do Cruzeiro foi praticamente perfeita. Com tempo para trabalhar durante a pré-temporada, pode ser assim que Cuca vai mudar a estrutura de Adilson Batista com três volantes alternando funções no meio.

Na 35ª rodada, o Fluminense empatou com o Goiás no Engenhão. Foi a última chance do Cruzeiro ultrapassar o time carioca. Pelo jogo que fez contra o Corinthians, o destino do campeonato poderia ter sido diferente. Há a lembrança do pênalti controverso sim, mas também do mau desempenho de Thiago Ribeiro e Wellington Paulista na partida. Taticamente o Cruzeiro pode evoluir com Leandro Guerreiro, mas o problema crônico do segundo semestre de 2010, a falta de um definidor, ainda precisa ser solucionado no clube.

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo com você, Marcelo, mas te pergunto: qual time do Brasil tem esse definidor? O Inter ganhou a Libertadores com Alecsandro! O Flu venceu o brasileiro com Washington passando 12 jogos sem marcar e o Fred pouco joga! Ronaldo tá em fim de carreira e pouco joga! Acho que o Cruzeiro perdeu o brasileiro por ter tido o Montillo só por 25 rodadas, enquanto o Flu teve o Conca em 38 jogos! Abraço!

Alberto disse...

Acho que o Cuca está tentando corrigir um problema crônico do Cruzeiro em 2010. Jogadas aéreas.

Sem Léo Silva, o time ficou vulnerável e esta foi uma arma ausente no repertório do time.

No meio, só Henrique tem potencial aéreo. Paraná e Fabrício são só figurantes na defesa em escanteios.

Para jogos truncados e decisivos, fazer e não tomar gols em jogadas aéreas decide campeonatos.

Essa é a arma do Muricy para este tipo de jogo.
No jogo Cruzeiro e Fluminense do 1o turno, ao final do primeiro tempo, Cuca cantou a pedra do gol do Fluminense.

Estou confiante com as contratações de 2011.