domingo, 16 de janeiro de 2011

O Palmeiras do "parece mas não é"

O Palmeiras tem o goleiro Bruno, que não é aquele ex-Flamengo. Tem Cicinho que não é aquele, Rivaldo que não é aquele, Tinga que não é aquele, Dinei idem e Michael Jackson (ainda bem) também não é aquele. A equipe de Luís Felipe Scolari é o time do parece, mas não é.

Em 2010, a ideia era sofrer faltas para Marcos Assunção resolver. A temporada começa com o time tentando jogar, mas sem conseguir. Pela direita, Tinga e Márcio Araújo dialogam bem. Lincoln, lento e estático em campo, é o segundo atacante, ao lado de Kléber. Mas tem qualidade quando a bola chega... o problema é ela chegar. Pela esquerda, Rivaldo tem imensas dificuldades na marcação. A ponto de Marcos Assunção ter que guardar posição e não passar do meio-campo para protegê-lo. Assunção é lento e Luan precisa recuar para ajudá-lo.

Foi em cima de Rivaldo o gol do XV de Piracicaba em amistoso no meio da semana. No mesmo setor, da mesma maneira, a jogada mais perigosa do empate por 0 a 0 com o Botafogo de Ribeirão Preto, na estreia do paulista. O zagueiro Danilo chegou a admitir: “Enquanto Gabriel Silva não voltar da seleção, teremos problemas”.

A principal mudança do ano passado para 2011 é o trabalho que Luís Felipe Scolari poderá desenvolver. Em 2010, chegando no meio da temporada, Felipão não teve tempo de corrigir problemas na equipe. Agora, mesmo com um grupo limitado, o trabalho começa do zero.

Mas o início da temporada traz erros: no segundo tempo da estreia do paulista, Tinga passou a jogar centralizado e o time perdeu a única lucidez que tinha, pela direita do campo. Mesmo precisando fazer gol, Rivaldo só deu espaço a mais um jogador de ataque aos 43 minutos do segundo tempo – e mesmo assim, Luan recuou para ser lateral. Na prática o time não ficou mais ofensivo.

Na esteira do parece, mas não é, o Palmeiras de 2011 parece um time, mas ainda não é.

2 comentários:

Alberto disse...

É Marcelo.

Vai ser dureza ter que acompanhar seu blog agora que você foi pra São Paulo.
Sorte do pessoal daí.

Por aqui, continuamos com a imprensa que prefere muito mais fazer polêmica do que dar notícia e/ou opinião.

Bom trabalho aí.

GDSM disse...

Muito bom post Marcelão! Mande notícias daí...
Abraço!