sábado, 22 de janeiro de 2011

São Paulo entre a ofensividade e a necessidade de competir

O São Paulo de Paulo César Carpegiani tenta jogar com a bola no chão. Foi assim contra o São Bernardo no meio de semana e novamente contra a Ponte Preta, no aniversário de 38 anos de Rogério Ceni. Com Marlos, Carlinhos Paraíba, Fernandinho e Dagoberto, a linha ofensiva é rápida e saia melhor pelo lado esquerdo com Juan e Fernandinho.

Gilson Kleina percebeu o jogo e, de forma muito inteligente, mudou a forma da equipe jogar. Mancuso passou a atuar a frente dos zagueiros, Marcio Diogo deixou de ser atacante e virou meia pela direita. Impedia assim que a bola chegasse com facilidade até Dagoberto e travou Juan. Foi assim que o São Paulo começou a perder o jogo. Saindo pelos lados do campo, especialmente com Renatinho nas costas de Juan, a Macaca poderia ter definido a partida antes mesmo do gol de Thiago Luís, aos 31 minutos do segundo tempo.

Carpegiani tentou corrigir o problema do lado direito colocando Xandão na lateral e deixando Jean como volante. O time passou a ter Marlos, Jean, Rodrigo Souto e Fernandinho no meio-campo. Fernandão entrou para fazer companhia a Dagoberto na frente. Kleina inverteu o jogo e deslocou Renatinho para a direita, jogando em cima de Juan.

As alternativas criadas por uma equipe limitada como a Ponte Preta expõem dificuldades do São Paulo. Carpegiani tenta montar um time rápido e que se movimente com a bola nos pés, com variações de jogadas. Sobretudo, tenta montar uma equipe ofensiva. O xis da questão é a outra metade do jogo. Metade em que o Tricolor não tem a posse de bola e vê Marlos, Dagoberto e Fernandinho assistindo ao jogo com as mãos na cintura.

Faltou combatividade, competitividade. Não é caso de se encher o time de volantes. É caso de fazer os homens de frente entender que é preciso recuperar a bola para poder atacar.

Ao final do jogo, a diretoria do São Paulo confirmou a contratação de Rivaldo. Fora do mapa do futebol há anos, é impossível dizer a condição que Rivaldo tem aos 38 anos. Mas o peso de ter que organizar o jogo de um time como o São Paulo, já em final de carreira, pode ser muito grande até mesmo para quem já foi o melhor do planeta.

4 comentários:

Alberto disse...

Oi Marcelo.

Estou no aguardo de informações paulistas sobre Libertadores e contratações paulistas para o Campeonato Brasileiro/Copa do Brasil.

Comentários do paulistinha?
Faça-me o favor.

Alberto disse...

Brincadeiras a parte, bom trabalho ai na terra dos bandeirantes.

Uma pena para o futebol mineiro. Mas, com certeza, uma etapa em sua escalada profissional.

Por aqui, temos que aguentar Bob Faria e Márcio Resende de Freitas nos comentários da Globo. :-(

Júlio disse...

Boa tarde!
Porque a imprensa mineira perrellista não divulgou a quantidade de donativos arrecados no parque do sabiá , se é que arrecadou alguma coisa?
Mas também com um Público: 1.243 torcedores pagantes.kkk…kkk…kkk…kkk…kkk…

NO JOGO EM VARGINHA DO MELEKINHA X CUIABÁ TEVE MAIS GENTE:
Pagantes: 3.889 pagantes (5.017 presentes)

Cadê a china azul QUE A IMPRENSA, ESPECIFICAMENTE; EMANUEL RAPOSA, ARTUR MORAIS, BRUNO AZEVEDO, THIAGO REIS, JOÃO VITOR PERRELLA XAVIER E OUTROS CORDEIRINHOS PERRELISTA GOSTAM DE FALAR ?
“CHINA AZUL?” KKK…KKK… CHINA AZUL NO SUL DO BRASIL É O NOME DADO AS PUTAS, LÉSBICAS ETRAVECOS!

FICOU PROVADO NOVAMENTE QUE ESSE CLUBE SÓ TEM TORCIDA EM BH E GRANDE BH.
UM CLUBE QUE TEM SUA TORCIDA INFERIOR NUMERICAMENTE AS TORCIDAS RIVAIS COMO ACONTECEU EM UBERLÃNDIA ANO PASSADO, ONDE AS TORCIDAS DO FLAMENGO, CORINTHIANS, FLUMINENSE, SÃO PAULO E INTER FORAM NO MÍNIMO O DOBRO DA “CHINA AZUL” KKK…KKK…NÃO PODE TRATAR ISSO DE TORCIDA E SIM DE SIMPATIZANTES!!!

HOJE NO ALTEROSA AZUL ESPORTE, MOSTRARAM IMAGENS DO JOGO DO MELEKINHA EM VARGINHA E PEGARAM AS IMAGENS SÓ DE PESSOAS COM CAMISAS DO FLAMENGO E CRUZEIRO, TENTANDO DIMINUIR A MASSA, MAS O TODOS SABEM QUE O GALO TEM UMA ENORME TORCIDA EM TODA MG E BRASIL E NAS FOTOS DE JORNAIS PUDEMOS VER TORCEDORES COM O MANTO SAGRADO ATLETICANO DENTRO DO ESTÁDIO!
ESTE PROGRAMA TAMBÉM NÃO MOSTROU O SHOW DA MASSA NA SEDE, ONDE SEGUNDO A PM , MAS DE 25 MIL ATLETICANOS ESTIVERAM PRESENTES , LEVANDO MAIS DE 40 TONELADAS DE DONATIVOS

Júlio César disse...

Parabéns Marcelo.
Foi foi compensado pelo seu caráter! As empresas de credibilidade sempre estão em busca de profissionais independentes, honesto e corretos como você e o Marra!
Infelizmente aqui em Minas quase 100% da imprensa é subordinada aos anseios dos irmãos metralha e a censura vigora a todo vapor. Até em certos blogs que censura quando a gente fala verdade sobre os irmaõs metralhas, máfia azul e imprensa podre!