sexta-feira, 26 de setembro de 2008

27ª rodada: mudança de líder a vista.

Atlético-MG x Figueirense: no ano passado, o Atlético tinha um ponto a menos depois de 26 jogos e terminou a competição com 55 pontos conquistados. O Corinthians que tinha 33 foi rebaixado. Mesmo vencendo ou perdendo, o Galo vai terminar a rodada em 12º lugar. O jogo é especial para Juninho que volta ao gol depois de exatamente um turno e Serginho que virou titular no jogo do turno em Florianópolis. Já o Figueirense perdeu os últimos seis jogos que disputou.com 19 gols sofridos. Fora de casa são 2 vitórias em 13 jogos.
Palpite: Atlético-MG

Flamengo x Sport: O Sport vem no seu melhor momento no campeonato: 4 vitórias e dois empates nos últimos seis jogos. A defesa sofreu apenas dois gols nos últimos 7 jogos. O Flamengo aposta, para ser campeão ou chegar a Libertadores, na força do Maracanã onde vai jogar 8 dos seus últimos 12 jogos, mas é apenas o 10º melhor mandante da competição.
Palpite: empate.

Goiás x Vitória: os baianos têm um ponto a mais na tabela, mas o momento das equipes é bem diferente: o Vitória só não esteve entre os 10 primeiros em duas rodadas. Já o Goiás entrou no “G-10” pela primeira vez no último final de semana. O time verde e branco é o melhor do segundo turno com 16 dos 21 pontos conquistados. O Vitória fez a metade.
Palpite: Goiás

Ipatinga x Vasco: se o Ipatinga vencer ultrapassa o próprio Vasco e pode ganhar também as posições da Portuguesa (enfrenta o Santos na Vila) e do Fluminense (tem clássico com o Botafogo), mas ainda não sai da zona de rebaixamento porque tem 12 gols a menos no saldo que o Atlético-PR. Dentro de casa o Ipatinga fez 21 dos 24 pontos que tem no campeonato. Fora de São Januário, o Vasco só venceu a Portuguesa. O time carioca entrou pela primeira vez na zona de rebaixamento há duas rodadas. Foi no Ipatingão o último jogo de Renato Gaúcho, hoje no Vasco, como técnico do Fluminense. Os cariocas perderam por 2 a 1.
Palpite: Ipatinga

Coritiba x Atlético-PR: quando se enfrentaram no primeiro turno, o Coxa tinha um ponto a mais na tabela. Em 19 jogos, a diferença subiu para 13 pontos. O Atlético já esteve na zona de rebaixamento por duas vezes e só venceu fora de casa na primeira rodada, quando ainda era treinado por Nei Franco. O Coxa está entre os 10 primeiros desde a 10ª rodada e só perdeu em casa duas vezes na competição.
Palpite: Coritiba

Náutico x Palmeiras: no primeiro turno, o Palmeiras venceu por 2 a 0 com dois gols irregulares. Com Roberto Fernandes, o Timbú venceu 5 (contando as duas primeiras rodadas, antes de ir para o Atlético-PR), empatou 2 e perdeu 3 jogos. O aproveitamento em 10 jogos deixaria os pernambucanos em 4º lugar. O Palmeiras vem se recuperando fora de casa. Das quatro vitórias que tem, três são contra equipes da zona de risco: Ipatinga, Vasco e Atlético-PR. Há 2 semanas venceu o Cruzeiro. O Palmeiras fez a diferença nas últimas seis rodadas: fez 12 dos 18 pontos que disputou. O Grêmio fez 6 e o Cruzeiro 7.
Palpite: Palmeiras

São Paulo x Cruzeiro: o Tricolor é o líder dos confrontos diretos (jogos entre Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo e Botafogo) com 13 pontos em 21 conquistados. O Cruzeiro fez 7. O time paulista não vai ter Miranda. Com as saídas de Breno e Alex Silva, o trio defensivo do ano passado está desfeito. Na 26ª rodada em 2007, o São Paulo havia sofrido 8 gols, esse ano são 26. O Cruzeiro de 2008 está a dois gols de marcar o 100º na temporada. No Brasileirão são 42. A essa altura no ano passado já eram 61. Em compensação a defesa atual sofreu 28 e a do ano passado havia levado 44.
Palpite: empate.

Botafogo x Fluminense: o Botafogo não marca mais do que um gol por jogo desde o dia 7 de agosto, contando apenas o campeonato brasileiro. São oito partidas com quatro vitórias, dois empates e nas duas últimas rodadas, derrotas. O alvinegro empatou os quatro clássicos que disputou na competição. Do lado do Fluminense, um velho conhecido dos botafoguenses: Cuca. O treinador já comandou o Tricolor em 7 jogos com duas vitórias nos dois primeiros jogos, depois três empates e por último duas derrotas. O Flu esteve em 22 rodadas na zona de rebaixamento, só o Ipatinga ficou mais tempo entre os quatro últimos.
Palpite: empate.

Santos x Portuguesa: na última rodada, o Santos voltou a perder depois de seis jogos. A Portuguesa fez exatamente o contrário: os 3 a 1 no Botafogo quebraram um jejum de seis rodadas. No primeiro turno, a Lusa vinha de três vitórias seguidas, empatou em 0 a 0 e depois disso foi vencer uma vez nos sete jogos seguintes. Kléber Pereira, artilheiro do campeonato, marcou 17 vezes na Vila. No total, são 18 gols.
Palpite: Santos

Internacional x Grêmio: o Grêmio fez 6 pontos nos últimos 6 jogos. O Inter fez 13 e vem de três vitórias seguidas. Esse ano os três Gre-nais terminaram empatados. Dois na Sul-americana e um no Brasileiro. O Grêmio é líder desde a 14ª rodada e se não vencer pode cair para segundo. O Inter é o 12º, mas pode ser sétimo se vencer. Sua melhor colocação no campeonato e que alcançou em apenas duas rodadas.
Palpite: empate.

4 comentários:

Érico Granzinolli disse...

Cruzeiro vai vencer o jogo contra o São Paulo, no Morumbi. É vencer, e embalar rumo ao título, porque depois temos 3 jogos no Mineirão contra times que podemos e devemos ganhar. Ipatinga, Sport e Gaylo.

"Vamos Cruzeiro querido de tradição, do Brasileiro ser campeão..."

Anônimo disse...

Caro companheiro (?) ou Mãe Diná, suponho, evidentemente, que se trata de um estudante de jornalismo - o que resulta, claro, em desconto a seu favor - entretanto, peço, humildemente, que refaça, sempre, e se puder com o auxílio de um profissional gabaritado, um profunda revisão ortográfica em todos os textos postados. É UMA VERGONHA PARA A CLASSE JORNALÍSTICA!!!!! E LEMBRE-SE: A EXIGÊNCIA DO DIPLOMA PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO ESTÁ EM VIAS DE DESAPARECER. CUIDADO!

Adalberto Soares Martins
Contagem - BH/MG
Analista de Sistemas / Pesquisador e Crítico de Novas Mídias

Anônimo disse...

O fato de ser estudante ou jornalista formado não diminui minha responsabilidade de escrever corretamente. Já me atentaram para dois erros graves em meus textos, mas que já foram corrigidos. Pelo volume de texto que tem esse blog, acho que dois erros é uma quantidade razoável, mas que tentarei melhorar, assim como as análises a cerca do futebol. Quanto ao "Mãe Diná", os palpites são uma brincadeira, uma forma de interagir com o leitor e externar minha opinião. Não estou afirmando que um vai vencer o outro. É apenas o meu PALPITE assim como vocÊ certamente tem o seu e todos os outros também.

Um abraço,
Marcelo Machado.

Anônimo disse...

Caro Marcelo,

Obrigado por sua visita.
É muito gratificante receber críticas e elogios neste início de trabalho.
Confesso que quando acessei o blog do PVC, passei os olhos em seu blog e achei bem interessante também.
Principalmente pelas comparações com o campeonato passado, pela análise do historial de jogos, realmente, muito bom.

Espero que continuemos a troca de críticas (que, ao meu ver, são tão importantes quanto elogios) e debates.

Abraço.

Casaqui