quinta-feira, 10 de março de 2011

Equilíbrio do paulista e o que pode fazer a diferença

Na classificação, Corinthians, Santos e Palmeiras aparecem nas primeiras posições com 25 pontos. Se o São Paulo vencer o Ituano, hoje à noite, se junta ao trio. O equilíbrio dos grandes nas 12 rodadas do estadual aponta semelhanças, mas são as diferenças de alternativas que cada um tem para resolver seus problemas que poderá apontar quem está mais próximo de se desgarrar dos demais.

O Santos voltou a ter Neymar jogando bem, contra a Portuguesa. Fez dois gols e deu uma assistência. O melhor jogador em atividade no Brasil muda o que se pode esperar do time que vinha sendo burocrático. No final de semana, Ganso ficará no banco de reservas e a tendência é que a melhora da equipe seja natural com os dois em campo.

No Palmeiras, falta material humano para Scolari, embora a vitória sobre o Noroeste tenha saído em dois lances de Valdivia. O chileno ainda vive de lampejos em 2011. A grande virtude da equipe é a defesa bem protegida. Não sofrer gols já é metade do caminho, mas o Palmeiras sofre mais do que o normal para conseguir marcar. Em Bauru, contra um Noroeste com meio time de desfalques, só conseguiu empatar o jogo quando teve um jogador a mais em campo e em cobrança de falta.

O Corinthians pós-Libertadores perdeu a primeira no estadual. A Ponte Preta de Gilson Kleina venceu também o São Paulo e empatou com o Santos. Se fecha bem e contra-ataca com qualidade.Depois de enfrentar equipes frágeis do interior e jogar os clássicos contra Santos e Palmeiras esperando ser atacado para dar o bote, o Corinthians teve o primeiro teste efetivo de um time que passa a ser alvo. Liédson deixou o time mais rápido, assim como Morais. Agora o time de Tite joga com o centroavante e não para ele. A Ponte tirou a velocidade do jogo corinthiano e conseguiu vencer nos espaços deixados na defesa.

O São Paulo é também um time veloz, embora a ausência de Fernandinho, lesionado, mude a forma da equipe jogar. Com William José fixo entre os zagueiros, a tendência é que seja mais previsível qual será o caminho do gol. Lucas e Dagoberto jogam mais distantes e o futebol é menos envolvente. A lógica é que não tenha dificuldade para vencer o Ituano, que já foi goleado por Corinthians e Palmeiras, e se junte aos demais na ponta.

Os quatro grandes são mais do que rivais separados por muito pouco. São equipes que buscam ser mais do que o Santos de Neymar e, e breve, Ganso, o Palmeiras da defesa que se garante, o Corinthians da velocidade e o São Paulo da movimentação para estar a frente dos demais em 2011.

Nenhum comentário: