segunda-feira, 14 de março de 2011

São Paulo é o melhor time paulista do início de 2011

Pela segunda rodada seguida, os quatro grandes de São Paulo empatam na liderança do campeonato estadual. O desempenho depois de 13 rodadas é igual, o futebol dentro de campo não. O São Paulo, ainda sem Luís Fabiano, tem o melhor futebol do estado, em 2011.

Enquanto o Palmeiras vence o São Bernardo usando o esquema 4-6-0 no segundo tempo, o Santos depende do brilho de Neymar e, na última partida, Ganso para vencer o Botafogo, o Corinthians tem problemas de reposição às peças importantes, o São Paulo se mostra a frente. Venceu o Santo André com facilidade e outra grande atuação de Lucas.

Carpegiani mudou a forma da equipe jogar. Não há mais necessidade de chuveirinho e jogo de pouca criatividade no meio-campo. Há velocidade, toques curtos, bola no chão e muitas alternativas. A mudança já existia desde o início do ano, mas o bom futebol veio quando Lucas voltou da seleção sub-20.

O ataque ideal tem Lucas, Dagoberto e Fernandinho. William José é boa alternativa para a ausência de algum deles. Com a chegada de Luís Fabiano, um dos titulares servirá como opção. Jean faz boa temporada, Juan cresce sem tantas responsabilidades defensivas. Com três zagueiros, a defesa voltou a sofrer poucos gols.

As derrotas para Ponte Preta, Santos e Botafogo aconteceram ainda na fase lenta do início da temporada e sem Lucas. O empate com o Palmeiras veio depois da expulsão de Alex Silva e de mudanças equivocadas de Carpegiani.

No momento, o São Paulo é o melhor e a tendência é melhorar com Luís Fabiano. Em 13 rodadas, o Santos já esteve a frente, o Corinthians também. Ao Palmeiras não coube o brilho, mas a proteção à defesa para se manter entre os líderes até aqui. Cada um teve o seu momento e o do São Paulo foi o mais intenso de todos. Mudar, e ser mais leve, fez bem ao Tricolor.

Nenhum comentário: