segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Quem vai ser o campeão?

Quem vai ser o campeão? Em nenhum dos outros cinco campeonatos por pontos corridos tivemos 5 times separados por quatro pontos restando 7 rodadas para terminar a competição. Em quem você aposta?

Voltou a abrir vantagem de um jogo (não perde a liderança mesmo se for derrotado) e o São Paulo, pela primeira vez em 2008, é vice-líder. Embora seja ainda o time a ser batido, tem dois confrontos diretos fora de casa o que pode fazer a diferença. Por ter perdido a vantagem de oito pontos para o segundo colocado e sua dupla de volantes não estar jogando bem como antes, o Grêmio é menos candidato do que já foi.

Está invicto há 11 jogos. São 6 vitórias e 5 empates, mas enfrenta dificuldades contra equipes que não se expõem. Basta lembrar os confrontos contra Náutico, Vitória e Sport Recife. Nas últimas rodadas vai enfrentar exatamente equipes que atuam dessa maneira, a exceção de Botafogo e Inter, os próximos dois adversários.


Já mostrou força para buscar fora de casa pontos indispensáveis para se manter entre os líderes. Foi assim contra Vasco, Figueirense e Fluminense, mas peca nos confrontos diretos e ainda tem dois: Grêmio e Flamengo. O time é, de todos, o mais equilibrado e com menor poder de decisão. Se conseguir aliar regularidade com capacidade de decidir, vence o campeonato. Se perder a competitividade para enfrentar times da parte do meio e de baixo da tabela, não vai a Libertadores.

Tem a tabela mais difícil dentre os líderes: Palmeiras e Cruzeiro da parte de cima, clássico contra o Botafogo e Atlétitco-PR na última rodada e na Arena. Contra o Coritiba, o Fla voltou a jogar o futebol que não praticava há um turno: foi exatamente contra o Coxa que começou a série de 7 jogos sem vencer, após a saída de Marcinho.


Aparece como a maior incógnita: era o meu favorito até três rodadas, mas voltou a jogar muito mal como visitante: Náutico, Figueirense e Fluminense: fez dois pontos. Mais do que isso, o time mostrou que não tem a tranqüilidade que se imaginava na hora de decidir. Diferentemente de concorrentes como São Paulo e Cruzeiro, o Palmeiras não sabe conviver com desfalques. Perdeu quatro titulares para enfrentar o Fluminense e o time não aconteceu.

Nenhum comentário: