segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O futuro dos técnicos brasileiros

Sempre que há a discussão sobre o êxodo de jogadores brasileiros para o exterior entra-se no mérito do porquê a situação ser diferente com os treinadores. Apesar do grande número de técnicos em centros de pouca expressão como Japão e Oriente Médio, nossos nomes de ponta não conseguem emplacar na Europa. Luís Felipe Scolari deixa o Chelsea depois de 35 jogos e 20 vitórias. O aproveitamento de 67% não seria nada mal, se não fosse pior que de Avram Grant e José Mourinho, seus antecessores.

O Chelsea conseguiu quatro vitórias nos últimos 10 jogos pelo campeonato inglês. Para uma equipe que havia vencido 10 vezes nas primeiras 15 rodadas, fica fácil perceber que as coisas pioravam com o tempo.

A saída de Felipão do Chelsea é mais doída para os treinadores brasileiros do que a de Luxemburgo do Real Madrid. isso porque o Real vinha em momento turbulento há algumas temporadas e Wanderley, assim como vários outros nomes de ponta, foi só mais um a não obter sucesso.

O fracasso de Luxemburgo e Felipão pode representar um pronlogamento na resistência dos europeus aos técnicos brasileiros, mas nem por isso devemos ver Felipão em breve dirigindo um clube no Brasil. O provável é que ele tire alguns meses de férias até o final da temporada 2008/09 quando pode ter nova chance em um clube fora do país. outra possibilidade é Dunga não resistir a constante pressão a que é submetido e o campeão em 2002 ser novamente chamado para "salvar a pátria".

O certo é que Muricy Ramalho, Mano Menezes, Adilson Batista, Abel Braga, entre outros, devem sofrer as consequências por virem do mesmo lugar que Scolari e Luxemburgo.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá amigo Marcelo, quanto tempo?

Vale lembrar que foi prometido ao Felipão um certo investimento em jogadores, o que não aconteceu devido a forte crise que o mundo enfrenta. A federação de Portugal tem grande saudade de Felipão, que transformou o modesto time de Portugal em uma força mais expressiva no futebol.

Abraço