sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O panorama tático do clássico

Cruzeiro e Atlético não estão definidos oficialmente para o jogo de domingo. Penso que pelo lado do Atlético, por não poder contar com Lopes, Tchô e Renan Oliveira, Emerson Leão vá optar por Yuri ou Júnior na armação. Júnior mostrou ter dificuldades para regressar com velocidade quando sobe ao ataque.
Pelo confronto que poderia ter com Jonathan e a ampla desvantagem física do atleticano, aposto em Thiago Feltri na esquerda e Júnior na armação. Yuri foi bem contra o Uberaba, mas jogando como terceiro homem de meio e um adversário mais frágil. Carlos Alberto deve grudar em Ramires e Márcio Araújo em Wágner. Se consiguir anular essas duas peças, o Atlético dá um passo importante rumo à vitória.
Do lado do Cruzeiro, Marquinhos Paraná deve fazer com Éder Luís o que fazia com Danilinho nos clássicos em 2008: grudar no adversário. Diego Tardelli fica por conta dos zagueiros. Henrique deve marcar por zona o meia que atuar: Yuri ou Júnior. No ataque, Thiago Ribeiro (ou Soares) deve ser o ponto alto do ataque, jogando com Jonathan e aproveitando a deficiência física de Júnior, se atuar na lateral.
Apesar de todas as alternâncias e possibilidades, o jogo vai ser resolvido na individualidade: se Éder Luís e Diego Tardelli ganharam o confronto com Marquinhos Paraná e os zagueiros, o Galo pode vencer. Se Wágner e Ramires forem melhor que Carlos Alberto e Márcio Araújo, a Raposa pode chegar a 10 jogos de invencibilidade.
Por ser clássico, não aposto em ninguém, mas hoje a vantagem técnica, física e tática do Cruzeiro é evidente. Só mesmo um clássico para equilibrar as forças.

Nenhum comentário: