segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O pior campeão do mundo pode sair no melhor futebol do planeta.

Hoje, o torcedor de quase todo time grande no Brasil se lamenta “era o campeonato mais fácil de ser vencido”. O torcedor não está totalmente errado de pensar assim, mas ele se esquece que um time que tem Fred e Conca no elenco está na zona de rebaixamento, o primeiro rebaixado foi uma equipe que passou pelo grupo da morte e quase eliminou o Palmeiras – ainda candidato ao título – na Libertadores da América. Esquece ainda que o time que tem Ronaldo não passa de uma colocação mediana.

Antes de dizer que é o campeonato mais fácil para se ganhar, é preciso pensar que é o campeonato mais equilibrado que já se disputou – e consequentemente o melhor. O mais incrível é pensar que o equilíbrio é fruto justamente do desequilíbrio de cada um.

O São Paulo fez 11 pontos nas primeiras 10 rodadas até começar a série de oito vitórias em nove jogos, depois oscilou de novo antes da arrancada no final. Flamengo e Cruzeiro só acordaram no segundo turno. Palmeiras, Inter e Goiás despencaram na segunda metade do torneio, o Atlético-MG ficou sete jogos sem vencer e perdeu nas três últimas rodadas, o Grêmio não perde no Olímpico e não ganha fora dele. Cada equipe tem sua particularidade. Cada um, o seu motivo.


No final das contas, caso o São Paulo vença os dois jogos que restam, chegará ao título com 68 pontos, ou 58% de aproveitamento, melhor apenas do que os campeões de Gana e da China que tiveram 57% na última temporada. Nenhum outro clube que venceu um campeonato nacional por pontos corridos em 2008/09 teve um desempenho tão baixo, em todo o planeta.

Ou seja, se o título vier com menos de 65 pontos, poderemos afirmar: é do Brasil o pior campeão de 2009.


Um comentário:

Alberto disse...

Excelente post Marcelo.

Fora do lugar comum e realmente relevante e esclarecedor de como foi o campeonato.

Tem como levantar a média de gols/partida destes campeonatos?
O do Brasil deve ser um dos piores.

A turma aqui tem medo de chutar. Acho que nem treina pra isso.

Abraços