segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Time que quer ser campeão pode perder para o Fluminense?

Hoje a torcida do Palmeiras se lamenta e os mais revoltados dizem “é inadmissível um time que quer ser campeão perder ponto para o Fluminense”. Seguindo essa lógica, apenas o Santos, 12º no Brasileirão, pode comemorar o título, pois é o primeiro colocado entre os que não perderam nem um pontinho para o ex-lanterna.

Pela situação do Tricolor no geral o líder pode considerar o resultado desastroso. Pelos resultados e atuações recentes das equipes, nada mais do que normal. O campeonato possui 38 rodadas, não se perde o título apenas por um tropeço. O lugar-comum que o líder deve sempre ganhar de quem está lá atrás não vale, basta ver o que os concorrentes fizeram. O Fluminense venceu São Paulo, Atlético-MG e Cruzeiro, empatou com Flamengo e Inter durante a competição. Tirou pontos de todos que postulam o topo da tabela. Ganha-se o Brasileiro com a regularidade, isto é: recuperar-se mais rapidamente das fases ruins que se irá viver.

A derrota do time de Muricy Ramalho, antes de ser atribuída ao erro grotesco de Carlos Eugênio Simon, deve ser analisada como outro jogo em que o time foi muito mal. Tirando a partida contra o Goiás quando, sem Vagner Love, foi muito bem, já são seis rodadas sem vencer e com apenas quatro gols marcados. Faltam quatro jogos e a queda momentânea da equipe que começou contra o Avaí ainda não passou.

Se o Palmeiras perder o campeonato pode-se dizer tudo, menos que a culpa foi da derrota para o Fluminense ou o erro de Simon. São 38 jogos e muito mais motivos.

2 comentários:

Unknown disse...

Fala Marcelo. Eu aprecio este drama do Palmeiras porque sempre fui anti Muricy. Os times deste treinador jogam sempre da mesma maneira, levantado bolas na área e se fechando atrás depois de fazer um gol. Futebol é resultado, claro, mas pode ser jogado mais criativamente, com mais toque de bola, mais pelas laterais, com jogadas de linha de fundo, ultrapassagem, mais dribles, mais tabelas. Esta coisa de bola alta na área é pra alemães e ingleses. E está mais que provado que o Muricy mexe muito mal. Contra o Flu o Obina jogava muito melhor que o Vagner Love e suas ridículas tranças, mas foi sacado. Vagner Love nunca inspirou confiança em ninguém e pra mim foi um alívio não tê-lo no Flamengo. O Palmeiras sempre foi um jogador refém da criatividade do Diego e agora que este está mal o time está decadente. Claro que ainda pode ser campeão, mas já não depende mais de seus próprios resultados.

Abraço,
Edson

Alberto disse...

Oi Marcelo, sei que comentar arbitragem não está em sua pauta.

Mas comentar a pressão que os árbitros sofrerão nesta reta final talvez seja.

Ontem foram 5 minutos no jornal nacional da rede globo.

A mensagem está dada:
"Juízes, se errarem contra São Paulo, Palmeiras e Flamengo nesta reta final, serão execrados em rede nacional."

A pressão nos árbitros nesta reta final é pra não correr o risco do título nas mãos de um mineiro.

Atlético e Cruzeiro, preparem-se.

Abraços.