quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Atlético travou o Santos e Diego Tardelli fez a diferença no Mineirão.

Quando o jogo começou no Mineirão, o Atlético já vencia por 1 a 0. Ok, dois minutos depois, aí sim o placar foi aberto. Na primeira bola que teve o time mineiro, virada rápida para a direita e o chute cruzado de Carlos Alberto que encontrou Diego Tardelli se antecipando ao zagueiro.

Atrás no placar, o Santos tentava fazer seu jogo de passes rápidos e ultrapassagem, mas Vanderlei Luxemburgo tinha o antídoto: recuou Muriquí quando não tinha a posse da bola, formando uma linha de quatro no meio-campo com Correa e Fabiano centralizados e ainda Ricardinho pela esquerda. Mais recuado, Zé Luís e por último alinha de defensores. Muriquí acompanhava Pará e Ricardinho vigiava George Lucas, que não sobe tanto. Travado e sem conseguir encurralar o adversário, o Peixe se arriscava pelo meio facilitando a vida dos três volantes atleticanos e oferecendo a eles o contra-ataque.

Com a bola, Muriquí voltava a ser atacante e Diego Tardelli, em noite infernal, fez três gols. Mesmo sem ser centroavante, dois deles marcados de puro oportunismo. Nove gols do artilheiro em nove jogos desde que Obina se contundiu e saiu do time. Antes disso, 10 jogos e cinco gols. Como já foi dito neste espaço outras vezes, não é preciso ser um poste para ser homem-gol. A figura do centroavante é importante, mas não indispensável.

Com Robinho e André jogando menos do que já fizeram em 2010, graças a ótima atuação de Jairo Campos e Werley, e sem conseguir parar o camisa 9 atleticano, o Santos jogou pior que o adversário, durante toda a partida, pela primeira vez na temporada. O time de Dorival teve bons momentos depois que sofreu o primeiro gol até a metade do primeiro tempo e nos 15 minutos finais de jogo, especialmente após a entrada de Renan Oliveira que não conseguiu nem conter as subidas de Pará e tão pouco percebeu a intensidade do jogo.

2 comentários:

Bessas disse...

Marcelo,

Saindo da análise tática do jogo: foi a primeira vez que a torcida do galo esse anos joga literalmente 90 minutos, principalmente quando o Santos tinha a bola, uma vaia estridente, foi de arrepiar.

Em relação ao confronto está aberto e acho que o Galo sai fortalecido e digamos mais leve e "sem responsabilidade para jogar na Vila". Está sentindo que agora é mais do provável eliminar o SFC.

Abraço,

daniel_marcio5 disse...

Foi um jogasso. Luxemburgo, experiente e muito inteligente usou a única chance de vencer o Santos: Jogar pra cima e ir para o abafa. Assim como o Santo André fez na primeira partida da decisão do Paulista, o Santos sentiu a pressão de sucessivos ataques do adversário e não conseguiu impor seu futebol rápido pelos flancos e pelo meio, fazendo com que o Atlético tivesse mais posse de bola e atacasse muito mais. A classificação ainda está em aberto, porém continuo achando que na Vila o Santos vencerá o Galo tranquilamente. No duelo do Mineirão, palmas para o Luxemburgo e seus comandados que pararam o melhor time de 2010.