quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Brasileiros comemoram vitória mexicana em Santiago

O Chivas eliminou a Universidad do Chile por 2 a 0, jogando em Santiago. As equipes têm forças parecidas, bons nomes individuais e conjunto. Antes da paralisação para a Copa do Mundo, LaU tinha bom retrospecto fora de casa e apenas regular como mandante. O Chivas, nos quatro jogos disputados, duas vitórias no México (3x0) e duas derrotas fora (2x0). A boa nova fica por conta do que representa, para os brasileiros, o mexicano chegar à decisão.

Por questões do regulamento, quem se classificar do confronto entre São Paulo e Internacional fará a finalíssima em seu estádio e já estará garantido no mundial d FIFA. Pela segunda vez na história um clube pode ser campeão do mundo sem ser campeão continental – como fez o Corinthians, em 2000.

O senão pela classificação do Chivas fica por conta do ótimo futebol apresentado como visitante. O que não acontecia em maio, foi nítido no jogo desta terça-feira. Uma equipe que se fecha bem, mas principalmente agride seu adversário. O melhor jogador em campo poderia ter sido o goleiro Miguel Pinto, da Universidad do Chile, caso não houvesse falhado bisonhamente no lance do primeiro gol. Antes dos 15 minutos de jogo, o Chivas já havia perdido três chances claras abrir o marcador e os chilenos só conseguiram organizar seu jogo nos 20 minutos finais da primeira etapa. Vitória justa de uma equipe que mostra ser perigosa na decisão – que está muito longe de ser mera formalidade para o brasileiro que avançar do embate no Morumbi.

O outro brasileiro que se dá bem com a vitória do Chivas é o Cruzeiro. Montillo, camisa 10 e jogador mais lúcido de LaU, se apresentará em breve na Toca da Raposa 2. O argentino de 26 anos jogou como segundo atacante no primeiro tempo, pelo lado direito, tem bom drible e finalização, além de cruzamento eficiente. No segundo tempo, com a entrada de Rivarola, foi jogar como meia e quando o jogo se transformou em lançamentos para a área, sumiu da partida. É bom jogador e será útil no esquema de Cuca – até porque não joga no mesmo setor que Gilberto. Pode ser ainda alternativa a Thiago Ribeiro.

Hoje, quem se interessava com a classificação dos mexicanos acorda feliz. Daqui a duas semanas, o Chivas pode ser responsável por mais uma alegria brasileira, mas dessa vez precisará perder.

Nenhum comentário: