quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Classificação dá ânimo ao Atlético, falta agora o bom futebol

Vanderlei Luxemburgo errou. Assim começou o jogo contra o Grêmio Prudente, com três zagueiros para dar liberdade a Diego Macedo e Fernandinho e com Diego Souza como segundo atacante ao lado de Ricardo Bueno. O antídoto do Prudente era jogar com Wanderley em cima de Jairo Campos e com Wesley e Rafael Martins se aproximando em diagonal.

Nos primeiros 30 minutos, o Galo não criou e quase foi surpreendido duas vezes pelo Prudente. A entrada de Neto Berola no lugar de Campos, ainda no primeiro tempo, deu ao time movimentação e passou a jogar de forma mais rápida. A equipe paulista recuava e o Atlético não conseguia penetrar na defesa. A dupla de volantes João Pedro e Serginho não produzia, Ricardinho e Diego Souza faziam partida discreta e restava tentar pelos lados do campo a bola aérea com a entrada de Obina. Fora de ritmo e bem marcado, o atacante perdeu na corrida a única chance que teria de marcar.

No lance do gol, bola no chão de Neto Berola para Diego Souza, daí para Ricardinho. Gol trabalhado, com a bola passando pelos pés de dois jogadores de talento reconhecido depois de jogada iniciada por Berola – o melhor da partida. O gol de qualidade mostra o potencial que tem o Atlético; o fato de uma das poucas jogadas construídas ter acontecido aos 47 minutos do segundo tempo mostra o quanto a equipe de Vanderlei Luxemburgo está longe do que se espera.

Mais do que estar vivo na Sul-Americana, o Galo segue vivo em 2010. O torneio se torna o “plano A” para salvar a temporada de altos investimentos à medida que a reação no campeonato brasileiro fica distante pelas péssimas 13 rodadas – o clube já soma nove derrotas, número igual ao do Flamengo campeão de 2009.

Embora seja impossível apontar evolução no conjunto, a vitória de forma dramática dá ânimo. A partida contra o Grêmio Prudente não deveria ser o jogo da evolução, e sim o jogo da classificação – a partida que garantiria perspectiva de título ainda em 2010. Uma vitória com gol aos 47 minutos e meio do segundo tempo pode ser emblemática para marcar a virada que a equipe procura.

Nenhum comentário: