quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dorival sabe aproveitar talentos, por isso montou um time campeão

O Santos é o campeão com maior número de derrotas da história da Copa do Brasil – quatro – e também o único a conquistar o título com derrota na finalíssima. Meros detalhes. O Santos é o novo campeão. Campeão de tudo no futebol brasileiro: Taça Brasil (cinco), Roberto Gomes Pedrosa, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Apenas o Palmeiras é dono do mesmo feito.

O time que entrou em campo no Barradão tinha média de idade de 22,8 anos, quatro jogadores que praticamente só atacam, volantes e laterais ofensivos. Por mais que o talento seja incontestável, apostar em colocá-los em campo, todos juntos, é mérito de quem comanda. Como fazer uma equipe tão jovem vencedora? Dando jogo a quem tem futebol. Dorival Júnior colocou Wesley no time porque não havia como deixá-lo de fora, embora a ideia no início do ano não fosse de utilizá-lo como segundo volante. O mesmo pode-se dizer de André, que ganhou a posição de Marquinhos, jogador mais recuado, ou Alex Sandro com mais velocidade que Léo.

Dorival Júnior começou sua carreira de treinador em 2003, foi campeão estadual em 2004, 2005, 2006, 2008 e 2010. Em 2009 ganhou a série B e em 2007 foi vice paulista pelo São Caetano (depois de eliminar o São Paulo com goleada por 4 a 1 no Morumbi) e levou o Cruzeiro à Libertadores – assumindo uma equipe devastada com o 4 a 0 sofrido diante do Atlético na final do estadual.

Dorival é hoje quem mais sabe utilizar os talentos que tem em mãos. O Santos é altamente ofensivo, assim como era o Cruzeiro, autor de 73 gols no Brasileiro de 2007. O Coritiba não marcava tantos gols, não tinha vocação ofensiva, mas Keirrison jogava. Foi artilheiro e revelação do campeonato brasileiro. O Vasco ganhou a série B com a melhor defesa.

Os meninos da Vila são ótimos, uma geração rara. Rara e que poderia ter se perdido em equipes burocráticas, não fosse o talento de seu treinador. E Dorival tem sete anos de carreira, um menino na profissão.

Nenhum comentário: