quinta-feira, 28 de maio de 2009

Qual o tamanho da falta que Ramires faz?

Que Ramires vai deixar saudades é repetitivo dizer. Se formos olhar só os números, a ausência do meia não vai fazer tanta diferença. Foram 107 jogos com Ramires em campo desde 2007: 65 vitórias, 18 empates e 24 derrotas. Aproveitamento de 67%. Sem o atleta foram 27 partidas disputadas, com 15 vitórias, 3 empates e 9 derrotas do Cruzeiro. O rendimento cai para 60%.

A diferença de 7%, não condiz, no entanto, com a realidade. A presença de Ramires representa muito mais do que pouco menos de um décimo dos resultados da equipe. Não que o ex-volante seja decisivo em todos os jogos, mas é essencial sempre que entra em campo.

Principal arma de contra-ataque, Ramires tem versatilidade para jogar dos dois lados, defender e atacar com qualidade e bom posicionamento, feito centroavante, dentro da área. Por não ter outro assim no elenco, ou no futebol brasileiro, Adilson Batista se preocupa tanto com a venda de seu camisa 8.

O mais cotado para assumir a posição é Henrique. Aliás Marquinhos Paraná, que tem jogado mais a frente quando Ramires é o único meia do time. Henrique entra na vaga de Marquinhos, que vira terceiro homem de meio-campo. Dependendo da situação é uma boa. Eu recuaria Wagner para jogar nesse setor e lançaria Bernardo, ainda que aos poucos na equipe.

Qualquer que seja a formação que Adilson resolva adotar o Cruzeiro será diferente. Muito mais diferente do que 7%.

Um comentário:

Alberto disse...

Como demorou, vai off-toppic mesmo.

CoritibaxGoiás = Goiás
BotafogoxSport = Botafogo
AtléticoxSantoAndré = Atlético
SãoPauloxCruzeiro = Empate
SantosxCorinthians = Santos
FlamengoxAtletico = Empate
NauticoxFluminense = Empate
VitoriaxGremio = Empate
BaruerixPalmeiras = Palmeiras
InterxAvai = Inter

São 4 empates, 4 mandantes e 2 visitantes.

Abraços.