terça-feira, 26 de maio de 2009

Quem leva a Champions?

A maioria da mídia e dos expectadores acredita que Barcelona x Manchester United vai ser o confronto do futebol técnico, bonito e envolvente contra aquele de resultados, força, velocidade e competitividade. E é. Só não é apenas isso. O Barça também consegue se fechar, jogar feio e pelo resultado, como fez contra Lyon e Bayern fora de casa. O time inglês tem Cristiano Ronaldo, Tevez e Rooney. Não é só conjunto.

O que eu acredito que pode ser determinante na decisão são os desfalques. O Barça não terá Dani Alves, Rafa Marques e Abidal. Iniesta e Henry estavam machucados e ainda não sabem se jogam. Três titulares, certamente fora, e pode-se dizer que pelo menos três – Dani Alves e os dois últimos – são fundamentais no esquema de Pep Guardiola. Os Red Devils não contarão com Fletcher.

Quando a bola rolar, o time catalão tentará decidir o jogo com Xavi, Messi e Eto’o forçando as jogadas pela direita do ataque. Os ingleses devem apostar em cinco no meio-campo, com Carrick a frente dos zagueiros, Scholles e Anderson centralizados, Rooney pela esquerda e Park, ou Giggs pela direita. Ronaldo, isolado na frente, como foi contra o Arsenal nas semifinais.

Desenho tático não ganha jogo, mas costuma ajudar a perceber quem está mais próximo do bote. Com cinco no meio, contra três do Barcelona, o Manchester parece mais propício a roubar a bola, uma vez que o rival não terá a qualidade e velocidade habitual no passe, e partir em contra-ataque.

É só o esboço do que pode acontecer. Apesar da temporada muito mais fantástica do que a do Manchester, o Barça não chega favorito à decisão. A não ser que Iniesta e Henry joguem. Aí, aposto no azul-grená.

Um comentário:

Unknown disse...

Vai ser um dos jogos mais disputados dos últimos anos, dessa vez chegaram à final aquelas que são as melhores equipes da Europa na atualidade. Por ser final de Champions, é normal que o jogo fique um pouco mais pegado, tenso. Mas pela velocidade e qualidade individual e coletiva dos dois times, acredito que tenhamos muitos lances emocionantes.

Sem Iniesta e Henry, também aposto minhas fichas no Manchester. Agora, com os dois em campo, mesmo sem Dani alves, Rafa Marques e Abidal, acredito um pouco mais no Barça.

Palpite de placar (considerando o Barça com Henry e Iniesta): Barça 2x1 Manchester