segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Quando o campeonato começou, o Cruzeiro foi melhor que o líder.

Que dia começou o campeonato brasileiro? 09 de maio? Para o Cruzeiro não. Como disse Adilson Batista, muito mais explicando do que desafiando, a competição começaria para o time da Toca após o dia 19 de julho. Teve que começar no próprio dia 19 devido à necessidade de reagir.

A declaração não teve desdém. O Cruzeiro jogou a semifinal da Libertadores contra o Grêmio no Mineirão sem lateral-esquerdo porque Gérson Magrão, Sorín, Athirson e Fernandinho estavam machucados. Na mesma partida, Leonardo Silva e Thiago Heleno jogaram contundidos porque o time mineiro não tinha outros zagueiros disponíveis no elenco devido às lesões de Gustavo, Léo Fortunato e Anderson. No ataque, Thiago Ribeiro e Soares estavam machucados. Ora, se para jogar a Libertadores faltava gente para colocar em campo, como conciliar duas competições?

Antes de enfrentar o Corinthians em 19 de julho, o Cruzeiro tinha 10 pontos em 10 jogos, contra 21 do líder Atlético-MG. O rendimento celeste era de 33% e o do rival era de 70%, mais do que o dobro. Nos 21 jogos seguintes, o time de Adilson Batista fez 38 dos 63 pontos possíveis. O aproveitamento é de 60%. Com 54 pontos nas 31 rodadas, o Palmeiras, líder de hoje, tem 58%.

Mantendo o mesmo desempenho até o final, o Cruzeiro chegará aos 60 pontos. Insuficiente para chegar à Libertadores. Ou seja, para conseguir seu objetivo, ser melhor do que o líder é pouco para a equipe mineira.

8 comentários:

Futebol Mineiro disse...

Aí você mantém o mesmo rendimento só para o Cruzeiro? Vamos manter os mesmos rendimento aos 6 primeiros times? Acho que assim, vai ser difícil um deles chegar aos 60 pontos antes da rodada 35.

Futebol Mineiro disse...

Eu... na minha, única e exclusiva opinião, creio que o campeão esse ano não ultrapasse os 75 pontos...

E seria bom os times abrirem os olhos, pq como o Corinthians, podem achar que o Cruzeiro está morto no campeonato, mas está fazendo o que todo mineiro faz: come quieto.

Marcelo Machado disse...

PAULO: mantendo o rendimento, o Cruzeiro faz mais 12 pontos, chega aos 60. Mantendo o mesmo rendimento (56%), São Paulo e Inter fazem 11 pontos, chegam a 63 e o Cruzeiro não consegue a vaga, entendeu?

Um abraço,

Marcelo.

Mateus disse...

Mas mantendo o aproveitamento do 2º turno (72%), o Cruzeiro soma mais 15 pontos, chega à 63 e consegue a vaga!

Futebol Mineiro disse...

Acho que deve ser considerado o rendimento atual, pq o modo de jogar no seg turno eh bem diferente do primeiro turno... se for olhar como o Mateus colocou, acho que seria o mais correto.

Entendi sua matemática, mas discordo dela.

Unknown disse...

Segundo o site de matemática da UFMG, o campeao deve ter 68 ou 69 pontos.
Pra se chegar a libertadores 64 pontos.. talvez 63.

http://www.mat.ufmg.br/futebol/br_serie_a.html
Quanto a previsão do campão, obviamente o galo vai levantar a taça depois de 38 anos de espera.

Bessas disse...

Concordo com o lincoln, o percentual esse ano vai ser menor. Infobola, chence de gol estão ainda dando percentual muito acima. A medida que as rodadas vão sucedendo esse percentual, dado ao equilibrio tende a cair. Eu acredito em Título com 66 ou 67 pontos(decidindo nos critérios de desempate) e libertadores a 4ª vaga em 62 ou 63(também decidindo nos critérios de desempate)

Ps: Não sou mãe dinah, nem profeta do acontecido, apenas constatação do equilibrio e pontuação dos times.

Alberto disse...

Má temática.

Acho que se cálculos ajudassem no futebol, o time de engenharia seria campeão todo ano do campeonato de futsal da UFMG.
É complicado olhar o passado, fazer um monte de cálculos e projetar o futuro.

O Steve Jobs (Apple) tem uma frase bacana:
"Ligar o hoje a um ponto do passado é fácil. Basta rever suas decisões.
Ligar o hoje a um ponto no futuro é fácil também. Basta tomar decisões."