segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Quem pode sobrar na briga pela Libertadores

No final da 26ª rodada a classificação do campeonato brasileiro tinha: Palmeiras 50, Goiás e São Paulo 45, Internacional e Atlético 44 e depois Grêmio e Vitória com 39. parecia claro: cinco times brigariam por quatro vagas na Libertadores. Três rodadas depois, o G-4 avançou 3 pontos e os líderes do segundo turno, Cruzeiro e Flamengo, tentam encostar.

A pergunta, que antes era qual dos cinco ficará de fora da Libertadores, agora parece ser quais dos cinco podem ser os “cavalos paraguaios” e surpreender negativamente e perder a vaga para quem nem estava cotado.Vamos aos candidatos para deixar a briga, excluindo o Palmeiras que jogou mal os dois últimos jogos muito em função da ausência de Diego Souza.

1- São Paulo: após a reação com nove vitórias em 10 jogos, vem jogando mal. Venceu apenas uma nas últimas cinco rodadas e olha que enfrentou Náutico, Coritiba e Santo André.

2 – Internacional: time que dava mostras concretas de planejamento demitiu o técnico faltando 10 jogos para acabar o campeonato. Fez 5 pontos nas últimas seis rodadas. Sente falta de Giuliano na seleção sub-20 e de Nilmar, negociado no final de agosto.

3 – Atlético-MG: havia feito 13 pontos nas últimas cinco rodadas até perder Tardelli para a seleção. O que dificulta a vida do Atlético é a sequência: dos nove jogos que restam, cinco são confrontos diretos: São Paulo (f), Goiás (f), Flamengo (c), Internacional (c) e Palmeiras (f),

4 – Goiás: o time não tem ambição. Briga para chegar à Libertadores, mas se não conseguir sentirá menos que os demais. Nos últimos 10 jogos, só venceu três vezes. O cansaço do time envelhecido também pode pesar na reta final.

E quem chega?
O Flamengo chegou devido à organização que Andrade deu ao sistema defensivo com as entradas de Maldonado e Álvaro. O time entende que Petkovic não marca ninguém e Adriano vive grande fase e Zé Roberto vem se recuperando. Dos últimos oito jogos, cinco foram no Maracanã e o Fla venceu todos. Nas nove rodadas seguintes, jogará cinco vezes fora de casa.

O Cruzeiro tem, após a Libertadores, aproveitamento de 58%. Desde o início do campeonato, o rendimento deixaria o time na vice-liderança. Melhor time do segundo turno, o Cruzeiro não perde fora de casa há mais de dois meses. Se acertar também o jogo dentro do Mineirão pode brigar.

Nenhum comentário: