terça-feira, 11 de maio de 2010

Os prováveis convocados de Dunga e o porquê.

Seja você torcedor de seleção, apenas de clube, advogado, jornalista, empresário ou médico. Em algum momento desta segunda-feira, é bem provável que você tenha se pegado anotando 23 nomes. Ou para tentar prever o que Dunga vai fazer ou para mostrar que a sua lista é melhor do que a que será anunciada às 13h desta terça-feira.

Fui um dos que tentei adivinhar o que o treinador irá fazer. Mais, adivinhar os motivos que levaram Dunga a chegar em 23 jogadores. Não concordo com nomes certos como Josué, Doni e, o não mais tão certo, Adriano.

Pode contar. Existem 22 nomes: três goleiros, quatro zagueiros, quatro laterais, três volantes, quatro meias e quatro atacantes. A vaga que resta pode ser de mais um volante para ser o reserva de Felipe Melo. O nome da última convocação foi Kleberson, hoje reserva no Flamengo.

A vaga que resta pode também ser de mais um armador. Dunga já disse que não haverá surpresas. Ronaldinho Gaúcho seria, portanto, mais cotado que Ganso, por exemplo.

Faltando poucos momentos para a convocação, o lugar que parece sem dono pode ser importantíssimo. Kaká tem problemas físicos, imagine que Júlio Baptista seja titular em um jogo decisivo e vá mal no primeiro tempo. O técnico olha para o banco e vê: Ramires, Elano, Nilmar e, se não houver uma surpresa, Adriano. Quem é capaz de mudar o jogo?

Qual risco o Brasil corre de perder um jogo na África do Sul se não levar Kleberson? Ou ainda, como o volante poderá mudar significativamente uma partida e fazer o que Josué ou Ramires não fazem? E qual a chance de Ganso ou Ronaldinho serem uma alternativa para Dunga?

São questões que o treinador deveria pensar, mas sinto que não vai.


Vamos à lista:

Júlio César: jogou 36 vezes com Dunga, é considerado um dos melhores do mundo. Incontestável.

Doni: titular em 10 jogos pela seleção, sofreu nove gols. Atuou em sete jogos no campeonato italiano. Foi titular na Copa América. Por isso vai à Copa.

Victor: esteve presente na Copa das Confederações, ano passado. Teve menos chances que Gomes e Hélton, mas parece mais próximo do mundial.

Maicon: atuou em 44 jogos, marcou quatro gols. Ótimo na Inter. Incontestável.

Dani Alves: participou de 34 partidas com Dunga, só não é titular absoluto porque nasceu no mesmo país de Maicon. Pode jogar pela esquerda ou no meio-campo. Arma do Barcelona. Convocado.

Michel Bastos: fez três jogos pela seleção. Atua como meio-campo pela direita em uma linha de quatro do Lyon. Oposto da lateral-esquerda. Como os concorrentes não convenceram, estará na lista.

Gilberto: jogou 22 vezes com Dunga, 20 como titular. Esteve na Copa América. Atua como meia no Cruzeiro e tem pouca mobilidade. Esteve na última convocação, mas deve ir à Copa pela confiança de Dunga.

Lúcio: titular em 34 jogos, um dos melhores zagueiros do mundo.

Juan: se machucou muito, mas vive boa fase na Roma. Fez 27 jogos completos na temporada. Em 2010, jogou regularmente.

Luisão: reserva imediato da dupla titular. Fez 22 jogos e já foi a uma Copa. Estará em sua segunda.

Alex: foi convocado mais vezes que os concorrentes Thiago Silva e Miranda. Jogou mais que os dois também. Foi titular na Copa América. Acredito que será o quarto nome para a defesa.

Gilberto Silva: 47 jogos pela seleção – o que mais jogou. Disputará seu terceiro mundial.

Felipe Melo: vai à Copa porque joga na seleção o que não faz na Juventus. Colecionou 17 cartões amarelos e dois vermelhos na temporada. Na seleção jogou 16 vezes e fez dois gols.

Josué: titular em 5 jogos da Copa América, participou durante 4 minutos da Copa das Confederações. Tem 26 jogos com Dunga. Acrescenta pouco ao grupo, mas é um dos jogadores nos quais o treinador confia. Estará na África do Sul.

Ramires: disputou as Olimpíadas e foi convocado pela primeira vez para a Copa das Confederações. Fez 11 jogos. joga como segundo volante ou terceiro homem de meio-campo. Deverá ser convocado.

Elano: líder em assistências na Era Dunga. Jogou 39 vezes na seleção e vem atuando de forma diferente na Turquia. Concorre com Dani Alves e Ramires pela vaga de titular.

Kaká: 34 partidas com Dunga no comando. Jogou 32 vezes na temporada (Messi tem mais de 50) e, em 2010, apenas cinco vezes ficou em campo 90 minutos. Pouco e preocupante. Obviamente será convocado.

Júlio Baptista: participou da Copa América e fez gol na final, contra a Argentina, além de um grande jogo. Jogou 26 vezes pela seleção, 11 como titular. Como comparação, Ronaldinho tem 20 jogos, com Dunga, sendo 15 desde o início da partida. Júlio marcou seis vezes e o meia do Milan, 5. Foi titular cinco vezes em 2010 pelo campeonato italiano, mas estará no mundial.

Robinho: 47 jogos na Era Dunga. Jogador mais vezes convocado e vice-artilheiro da seleção desde 2006 com 16 gols.

Luís Fabiano: participou de 24 jogos pela seleção de Dunga e fez 19 gols.Recuperado de lesão, jogou 14 vezes em 2010, oito dos últimos 10 como titular. Parece fisicamente recuperado.

Nilmar: muito bem nas oportunidades que teve, fez 7 gols nos 10 jogos que participou. Fez um jogo excelente contra a Inglaterra no ano passado. Poderá ameaçar a vaga de titular de Robinho durante a preparação.

Adriano: jogou apenas 12 vezes com Dunga e fez dois gols. Faltou 12 vezes aos treinos em 2010 e está acima do peso, o que pode pesar na convocação – com o perdão do trocadilho. A questão psicológica, o isolamento e confinamento da Copa do Mundo podem afetar o comportamento do atacante.

Um comentário:

Unknown disse...

Fala serio!!! Dunga é um retardado.Ele Basea Uma seleção Brasileira em Coerência?Teem que falaar pra ele Que a Seleção é Brasileira,nao é Dele!Ele é um covarde Que nao assume responsabilidades neem gosta de inovação, Pra mim esse Copa já Perdeu a Graça mesmo antes de Começaar.Acho Que Vou torcer Argentina!Abçs