sexta-feira, 19 de novembro de 2010

América e Sport jogam pelo ano e contra os próprios problemas

América e Sport lutam para voltar à série A. A equipe mineira 10 anos depois do rebaixamento em 2001, os pernambucanos um ano após a queda. A média de público do rubronegro (17.831) é 12 vezes maior do que a do Coelho (1.418). Em campo, amanhã em Sete Lagoas, dois times com virtudes, mas que lutaram durante toda a competição contra seus problemas.

O América tem dificuldades de agredir o adversário. É ótimo no contragolpe e carece de outra opção ofensiva. Sem Luciano e Irênio, caberá aos alas criar as jogadas. Marcos Rocha e Rodrigo dão opção da chegada em diagonal, tabelando com Fábio Jr, ou ainda jogando bem abertos e criando espaço para quem vem de trás – especialmente Leandro Ferreira. A defesa é firme, porém lenta. Quando o América precisa do resultado e se expõe, fica vulnerável no contragolpe.

O time de Geninho concentra sua força no meio-campo. Daniel Paulista e Germano marcam bem e tem razoável saída de bola. Quando funcionam, Marcelinho Paraíba tem espaço para jogar. Magrão, em grande forma, e Ciro, que além de marcar gols tem boa movimentação, são decisivos na equipe. O Sport tem laterais fracos. Renato e Dadá pela direita não se firmaram. O interminável Dutra é seguro e discreto pela esquerda. Igor é lento, Tobi, volante improvisado, é o melhor zagueiro da equipe.

Sem André Leone, Dutra, Ciro e Romerito o time pernambucano chega mais fragilizado que o América para a partida decisiva. Pesa contra o América, o péssimo desempenho nos confrontos diretos. Contra Coritiba, Bahia, Figueirense, Sport e Portuguesa, fez 8 dos 27 pontos possíveis – 30% de aproveitamento. O Sport fez 13, em 24 pontos.

Mesmo que vença seus dois jogos, o Sport ainda precisa torcer por um tropeço do América diante da Ponte Preta na última rodada. Com vantagem nos critérios de desempate, o clube mineiro pode garantir o acesso até com um empate, caso a Portuguesa perca para o Ipatinga, em São Paulo.

O jogo que vale um ano para América e Sport será vencido por quem melhor conseguir superar o adversário, evidente. Mas principalmente pela equipe que derrotar também os seus próprios problemas.

Nenhum comentário: