sábado, 27 de novembro de 2010

Média de pontos, como na Argentina, motivaria todos os clubes no final do Brasileiro

O campeonato argentino está na 16ª rodada. Faltam três para terminar o torneio Apertura. Acesse o Blog do Futebol Argentino. Lá não se fala em mala branca, “entregadinha”, motivação ou W.O. Não é que Renato Zanata Arnos e Wagner Bordin sejam desinformados. É porque na Argentina não há esse assunto.

O sistema de rebaixamento e classificação para a Libertadores é feito através da média dos três últimos anos – Clausura e Apertura. O campeão e o vice vão diretamente para a principal competição do continente. As outras três vagas são definidas através da soma de pontos das três temporadas, divididas pelo número de jogos. Hoje o River Plate briga para não cair. Tivesse que vencer o Estudiantes e, hipoteticamente ajudar o Boca Jrs. a ser campeão, os Milhionários suariam sangue pela vitória.

Imagine o Palmeiras abrindo mão do campeonato brasileiro restando cinco rodadas para terminar a competição. Hoje, pouco importa para o time de Luís Felipe Scolari ser o 5º, 10º ou 13º colocado. No ano que vem, houvesse o sistema de média, caso terminasse em 5º lugar, a campanha ruim em 2010 faria a diferença. O mesmo O Grêmio tem um ponto de vantagem para Atlético-PR e Botafogo. Tivesse vencido na última rodada do ano passado, teria um diferencial para brigar por uma vaga na Libertadores. Se fosse importante derrotar o Flamengo em 2009, o Tricolor não haveria tirado os titulares do jogo. Exemplos não faltam.

Se não há má vontade de “beneficiar” um rival, também não há motivação para quem não tem mais o que fazer nas rodadas finais. Colocar os clássicos regionais nas últimas rodadas também ajudaria a motivar quem já pensa no ano seguinte.

Com o campeonato em disputa sendo importante também para definir o futuro, restando uma semana para encerrar o campeonato, evitaríamos discutir tudo, menos futebol.

2 comentários:

chapiro disse...

entendo que essa situação vergonhosa não pode continuar, mas é importante analisar bem as soluções possíveis. o sistema argentino é vergonhoso, um artifício que protege os times grandes, considerando que dificilmente eles passarão 3 campeonatos seguidos em dificuldade (tudo bem, acontece, mas a probabilidade é menor). cada campeonato é um campeonato, tem que vencer o que foi bem e cair os que foram mal, simples assim. mas o problema está nos valores, e não na fórmula, infelizmente.

embora seja defensor dos pontos corridos, acredito que seja necessário um playoff final com as 4 primeiras equipes da tabela (semifinais com 1ºx4º e 2ºx3º, dando a vantagem do empate para os melhores classificados. mesmo que isso não impeça uma ou outra entregada (na disputa pela última vaga, por exemplo), garantimos rodadas finais emocionantes e sem cartas marcadas.

um abraço.

Vinícius Figueiredo disse...

Se engana quem quer, só não engane os outros. A média usada na Argentina é pros grandes não caírem, já que não vão ficar várias temporadas em maus lençóis.