sábado, 27 de novembro de 2010

O melhor Gre-nal em muito tempo será no Camp Nou

O Juventude foi campeão gaúcho em 1998. Quebrou a hegemonia de Internacional e Grêmio que vinha desde 1954 quando o Renner venceu a competição. Dos 90 campeonatos gaúchos já disputados, apenas 15 não foram vencidos pela dupla Gre-nal. Na Espanha, Real Madrid e Barcelona ganharam 16 dos últimos 20 títulos. A maior sequência de vitórias da dupla aconteceu entre 1985 e 1995. 11 anos com seis títulos para madrilistas e cinco para catalães.

Os dois maiores clubes do país concentram a maior quantidade de títulos, possuem mais dinheiro e melhores jogadores. Mas ano após ano a diferença se acentua. A temporada do Real Madrid em 2009/10 foi sensacional. A melhor de sua história. Foram 96 pontos, aproveitamento de 84% e 102 gols marcados (igualando ao do Barça em 96/97 como o melhor de todos os tempos). Nos últimos 20 jogos, uma derrota, um empate e 18 vitórias. Incrível! Incrível e... vice-campeão. Com três pontos a mais, apenas uma derrota na competição e Messi marcando 34 vezes em 35 jogos, o Barça levantou a taça.

A continuar como está, o Espanhol confirmará a ideia de “campeonato gaúcho com grife”. Muita grife, muita disputa, mas apenas entre duas equipes.

O Real Madrid de José Mourinho ainda não perdeu na temporada. São 19 jogos, 15 vitórias e quatro empates. O Barça venceu 16, empatou três e só caiu duas vezes: diante do forte (inevitável trocadilho, perdão) Hércules e para o Sevilla na SuperCopa - vencida pelos catalães, com goleada no Camp Nou. O momento de ambos é brilhante e os credenciam como favoritos a tudo que forem disputar.

O jogo na segunda-feira terá o time de Guardiola com a bola nos pés, procurando espaços que Mourinho tratará de não ceder. Terá Cristiano Ronaldo nas costas de Dani Alves, Ozil organizando o jogo e Di Maria como elemento surpresa. Será um grande jogo, com o Camp Nou absolutamente lotado.

Fosse no Brasil, diríamos estar vivendo a expectativa de um dos maiores Gre-nais de todos os tempos.

Nenhum comentário: