segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Não há "apito amigo", mas Corinthians foi o mais beneficiado na disputa pelo título

A polêmica acerca do lance de Gil sobre Ronaldo e o pênalti marcado por Sandro Meira Ricci reabriu a discussão sobre o suposto “apito amigo” a favor do Corinthians. Quero acreditar que não há. Zezé Perrella pode me fazer pensar diferente. Depois de falar em esquema, bandidagem, compra de árbitro, etc. O presidente do Cruzeiro tem em mãos a possibilidade de moralizar o futebol brasileiro. Com 17 anos como dirigente, já viu tudo. Se viu que fal. Se não falar é porque não há nenhum esquema e podemos entender que os erros são frutos do despreparo da arbitragem e nada mais.

Parto do ponto que Zezé não falará nada. Acredito, então, na má qualificação dos árbitros. Sem esquema, mas com erros que beneficiaram o Corinthians. Foram, ao meu entender, nove jogos em que o time paulista foi beneficiado, contra quatro em que o trio de arbitragem errou e lhe prejudicou. O Fluminense foi beneficiado em dois jogos e prejudicado em outros dois. O Cruzeiro teve cinco jogos em que a arbitragem lhe favoreceu e em outros seis foi prejudicado.

A conta não é matemática. É subjetiva. Você leitor, pode ou não concordar, sem problemas. O que está aqui é apenas opinião.

Confira os jogos em que os três postulantes ao título contaram com interferência da arbitragem. Em negrito, os jogos em que houve erro a favor.

Corinhtians:

- 2x1 Atlético-PR (1ª rodada) – Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti inexistente em Souza e Ronaldo marcou o gol da vitória, aos 38 minutos do 2º tempo.
- 1x0 Fluminense (3ª rodada) – o auxiliar Marcelo Bertanha Barison marcou impedimento em Fred que sofreu pênalti de Felipe. O jogo estava 1 a 0 para o Corinthians.
- 1x1 Palmeiras (12ª rodada) – Jorge Henrique, em impedimento, abriu o placar. Ednilson Corona validou o lance.
- Avaí 3x2 (14ª rodada) – Péricles Bassols não marcou pênalti em Jorge Henrique quando o jogo estava 2 a 1 para o Avaí.
- Cruzeiro 1x0 (16ª rodada) – Sandro Meira Ricci marcou pênalti de Everton que toca, involuntariamente, o braço na bola. Fábio defende.
2x1 Vitória (17ª rodada) – Célio Amorim não marcou pênalti sobre Henrique quando o jogo estava 0 a 0.
- Atlético-PR 1x1 (20ª rodada) – Jailson Macedo Freitas marcou pênalti irregular para as duas equipes.
- Santos 2x3 (24ª rodada) – Carlos Berckenbrock não marcou impedimento de Danilo no gol de Paulo André. O terceiro.
- 1x1 Botafogo (26ª rodada) – Alessandro Rocha Mattos invalidou gol legal de Herrera quando o jogo estava 1 a 1.
- Vasco 2x0 (18ª rodada) – Roberto Braatz não marcou impedimento no 1º gol vascaíno.
- Guarani 0x0 (30ª rodada) – Ednilson Corona anulou gol legal de Ronaldo, assinalando impedimento.
- 1x0 Cruzeiro (35ª rodada) – Alessandro Rocha Mattos marcou dois impedimentos inexistentes no primeiro tempo. Sandro Meira Ricci marcou pênalti inexistente de Gil sobre Ronaldo.

Fluminense:

- Ceará 1x0 (1ª rodada) – Paulo César de Oliveira marcou pênalti inexistente, expulso Cássio e ainda mandou voltar a cobrança.
- Corinthians 1x0 (3ª rodada) – o auxiliar Marcelo Bertanha Barison marcou impedimento em Fred que sofreu pênalti de Felipe. O jogo estava 1 a 0 para o Corinthians.
- Atlético-PR 2x2 (31ª rodada) – Wilson Luís Seneme não deu pênalti em Guerrón quando o jogo estava 2x1.
- 2x0 Grêmio(32ª rodada) – Héber Roberto Lopes não marcou pênalti em Jonas. O Fluminense vencia por 1 a 0.

Cruzeiro:

- Internacional 1x2 (1ª rodada) – Wilson Luís Seneme marcou pênalti, inexistente, para o Cruzeiro quando a partida estava 0 a 0. Vicente Romano Neto assinalou dois impedimentos prejudicando ataques perigosos do Inter.
- 2x2 Avaí (2ª rodada) – José Antônio Chaves marcou impedimento, anulando gol de Henrique quando o jogo estava 2 a 2.
- Guarani 2x2 (3ª rodada) – Júlio César Rodrigues dos Santos assinalou impedimento do atacante Roger, aos 42’ do segundo tempo, anulando o 3º gol do Guarani.
- 2x2 Grêmio (11ª rodada) – primeiro gol do Grêmio sai de falta lateral que deveria ser um arremesso lateral e Marcelo de Lima Henrique deixou seguir.
- 1x0 Internacional (20ª rodada) – Nielson Nogueira Dias deixou de marcar pênalti de Gil em Leandro Damião quando o Cruzeiro vencia por 1 a 0.
- 2x0 Ceará (24ª rodada) – Cleriston Clay Barreto apontou impedimento, inexistente, de Marcelo Nicácio aos 42’ do segundo tempo, quando o Cruzeiro vencia por 1 a 0.
- Santos 4x1 (25ª rodada) – Ricardo de Almeida deu impedimento que não foi de Farias, anulando o gol de Farías. O jogo estava 0 a 0.
- Grêmio 2x1 (30ª rodada) – Fabrício Vilarinho da Silva marcou impedimento invalidando o gol de Wellington Paulista. O jogo estava 1 a 1.
- 3x4 Atlético-MG (31ª rodada) – Sandro Meira Ricci deu pênalti de Werley sobre Edcarlos após agarra-agarra na grande área.
- 0x2 São Paulo (33ª rodada) – Nielson Nogueira Dias marcou pênalti inexistente sobre Ricardo Oliveira. O São Paulo vencia por 1 a 0.
- Corinthians 1x0 (35ª rodada) – Alessandro Rocha Mattos marcou dois impedimentos inexistentes no primeiro tempo. Sandro Meira Ricci marcou pênalti inexistente de Gil sobre Ronaldo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Resumiu tudo. Quem assistiu a tudo e acompanhou desde o início aí está a análise da Participação dos clubes e arbitragem no campeonato.
Portanto tem erros a favor e contra ao mesmo tempo.

Ps: Como disse o Paulo Afonso no jogada de classe, "porque que quando o erro é a favor ninguem fala nada?" Nem Fabrício, Tiago Ribeiro e Zezé Perrela falaram do penalty inexistente do Werley em cima do Edcarlos, e o gol ilegal do Cruzeiro contra o Ceará na Arena Jacaré.

Bessas-BH

Anônimo disse...

PENALTI INEXISTENTE NO RONALDO, VC. TA DE
BRINCADEIRA, OU NÃO CONHECE REGRAS.

A VÁ.....

Anônimo disse...

Vc esqueceu do Jogo Botafogo 2 X 2 Cruzeiro? 2 erros contra o Cruzeiro: gol de Farias mal anulado e falta fora da area que ele deu penalti.
E no jogo Corintia 1 x 0 Cruzeiro: PRIMEIRO TEMPO

06:20 IMPEDIMENTO TR E JONATHAN

08:30 PENALTI WP

15:00 PENALTI TR

35:50 IMPEDIMENTO TR



SEGUNDO TEMPO

12:00 FALTA WP

25:00 PENALTI TR

38:00 FALTA MEIA LUA TR

Anônimo disse...

Vc se esqueceu de colocar o jogo contra o Botafogo, e mais alguns detalhes, que coloco aqui embaixo:
Rodada: 23a. Data: 18/09/2010 Jogo: Botafogo 2X2 Cruzeiro
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e José Amilton Pontarolo (PR)
Observações: Aos 09 minutos, Diego Renan cruza a bola e Fárias faz um gol legítimo empatando o jogo que estava 1x0 para o Botafogo mas o arbitro Heber Roberto Lopes invalida, alegando saída de bola pela linha de fundo ( SO ELE VIU A BOLA SAINDO)
-Aos 29 minutos do segundo tempo, o jogo estava 2x1 para o Cruzeiro e Diego Renan comete falta em Maicossuel FORA DA ARÉA, mas Heber Roberto Lopes, sempre enxergando muito bem, MARCA PENALTI ENEXISTENTE E ESCANDALOSO

Rodada: 25a. Data: 25/09/2010 Jogo: Santos 4X1 Cruzeiro
Árbitro: Péricles Pegado Cortez (Fifa-RJ)
Auxiliares: Ricardo de Almeida e Marco Aurélio Pessanha (ambos do RJ)
Observações: Aos 35 minutos com o jogo empatado em 0x0 Fárias faz um gol legítimo e o árbitro invalida, alegando IMPEDIMENTO INEXISTENTE.
- Aos 24 minutos do segundo tempo o jogo estava empatado em 1x1 e Edu Dracena IMPEDIDO faz o segundo do Santos. O mesmo bandeira que invalidou um gol legitimo do Cruzeiro, valida um irregular do Santos. ESTRANHO ISSO NÉ?

Rodada: 30a. Data: 17/10/2010 Jogo: Grêmio 2X1 Cruzeiro
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
Observações: Aos 20 minutos do segundo tempo, com o jogo empatado em 1x1 e o Cruzeiro jogando melhor, Gilberto cruza para Wellington Paulista que faz o 2x1 e confirma ainda mais a liderança do Cruzeiro, correto? NÃO, O TRIO DE ARBITRAGEM ANULA VERGONHOSAMENTE UM GOL LEGÍTIMO.


CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO SEM OS ERROS DE ARBITRAGEM ACIMA, já contando os erros contra e pró Corínthians e Fluminense, e sem contar esta rodada:

1 Cruzeiro= 60
2 Fluminense = 54
3 Corinthians= 42

André Amaral disse...

Você esqueceu do jogo Atlético X Cruzeiro em Sete Lagoas.

Tardelli pisou em Jonathan e o kuiz não marcou nada e logo depois o juiz expulsou Gil.

André Amaral disse...

juiz*

Anônimo disse...

André,

Você se esqueceu do Jogo Cruzeiro X São Paulo no Parque Sabiá. Qunado Gilberto deu uma voadora nas pernas do Richarlyson e deveria ser expulso e não foi.

Lúcio disse...

Parabéns Marcelo Beckler. Sua matéria foi realmente de um jornalista que trabalha com independência. Já o critiquei algumas vezes, mas hoje vc faz por merecer elogios e com muita justiça!
Continue assim!!!

Lúcio disse...

Aquela entrada do gilberto no jogador Lucas do São Paulo foi criminosa e acabou não dando em nada!
O que não pode é jornalistas como muitos de beagá, agindo como torcedor entrando no famoso "chororô" azul!
Que NÃO é caso do Marcelo Beckler!!!

Unknown disse...

Marcelo você esqueceu do jogo Cruzeiro X Atlético os impedimentos não dados que eram chances claras de gol, um no Obina e 2 no Tardelli. Tá lembrado?
Acho legal quando você faz sua análise sobre os jogos do atlético, podia falar de todos.

BRUNO VASCONCELLOS disse...

Bechler, eu te escuto todos os dias na radio globo .Eu sou do RJ e te admiro muito.Voce é o melhor comentarista esportivo do Brasil.