quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Palmeiras sem criatividade, mas a quatro jogos da Libertadores

A classificação do Palmeiras, contra os reservas do Atlético pode ser vista por dois ângulos. O primeiro pelas dificuldades que teve para passar pelos reservas de Dorival Jr. O segundo pela proximidade da Libertadores e a possibilidade de salvar o ano. O time de Luís Felipe Scolari carece de criatividade e não se priva de riscos na defesa. Já na partida em Sete Lagoas, o Atlético criou dificuldades. No Pacaembu, o time mineiro jogava melhor até o gol de Marcos Assunção.

A equipe tem dois jogadores de qualidade para decidir jogos: Kléber e Valdivia. Com mais uma contusão do chileno (de novo no primeiro lance que participou), o time depende de lançar a bola para Kléber e esperar que algo aconteça. Se bem marcado, a chance passa a ser a bola parada com Marcos Assunção. Foi assim, na cobrança de escanteio, que saiu na frente.

Antes disso, o Atlético chegava com a bola longa de Mendéz e a velocidade dos atacantes. Tivesse Tardelli em campo, talvez não tivesse perdido as chances que teve Ricardo Bueno e o jogo seria outro. Apenas com reservas, os mineiros bloqueavam bem e tinham muita movimentação na frente. Sem entrosamento, o Atlético pecava na saída de bola e foram assim as principais chances do Palmeiras na partida.

A pouca produção do time é motivo para Scolari se preocupar. Depois de tatear e chegar a escalar seis volantes em campo, Felipão parece disposto a deixar a equipe protegida e apostar na qualidade dos homens de frente para vencer as partidas. O ângulo otimista é que restam quatro partidas para chegar à Libertadores. O Palmeiras pode ter ainda um 2010 melhor que o do rival Corinthians, por exemplo. Se vencer a Sul-Americana e o alvinegro for vice-campeão brasileiro, os dois disputarão a Libertadores em 2011 e o Palestra fecha a temporada com um título internacional.

Para isso, a bola parada de Assunção e a qualidade de Kléber poderão ser o suficiente. Não é possível mais contar com Valdivia. Mas é bem possível contar quatro jogos.

Nenhum comentário: