segunda-feira, 10 de agosto de 2009

As insjustiças da dança das cadeiras.

Um no domingo e dois na segunda-feira. Com as quedas de René Simões, Ney Franco e Paulo César Carpegiani o número de troca de treinadores chega a 17 em 18 rodadas do campeonato. Média idêntica a de 2009.

A demissão de René se dá pelo fato do Coxa estar na zona de rebaixamento no ano de seu centenário e a equipe não mostrar poder de reação a algum tempo na competição. Carpegiani criticou o elenco publicamente, ficou sem clima e o Vitória só venceu uma nas últimas oito rodadas. O último triunfo foi sobre o Santos – o que causou a queda de Wagner Mancini à época.

O que não dá para entender é a saída de Ney Franco. Ney montou o time do Botafogo sem dinheiro e sem bons jogadores. Foi vice-campeão estadual e depois disso perdeu seu principal jogador – Maicosuel – e ao mesmo tempo, o melhor atacante, Reinaldo. Com Lúcio Flávio, André Lima e o próprio Reinaldo, que começaram a disputar o Brasileiro já com algumas rodadas disputadas, o time engrenou ficou sete jogos sem perder, fazendo 13 pontos. Uma derrota para o São Paulo e outra para o Atlético-PR foram suficientes para jogar por terra o planejamento do ano inteiro.

Com Ney Franco o Botafogo brigaria para não cair. Sem ele, o que pretende o clube da estrela solitária? Uma vaga na Sul-Americana, no máximo? O novo técnico terá os mesmos problemas de Ney e talvez não conte com as mesmas soluções de quem estava a um ano no cargo.
Confira as 17 mudanças de treinador do Brasileirão:
Atlético-PR: Geninho – Valdemar Lemos – Antônio Lopes
Botafogo: Ney Franco – ?
Coritiba: René Simões - ?
Flamengo: Cuca – Andrade
Fluminense: Parreira – Renato Gaúcho
Grêmio: Marcelo Rospíde (era interino, mas sem o acerto com Autuori, ficou mais de um mês no cargo) – Paulo Autuori
Náutico: Valdemar Lemos – Márcio Bitencourt – Geninho
Palmeiras: Vanderlei Luxemburgo – Jorginho (comandou o time em sete jogos contra oito de Luxemburgo e três de Muricy, até aqui) – Muricy Ramalho
Santo André: Sérgio Guedes – Alexandre Gallo
Santos: Vagner Mancini – Vanderlei Luxemburgo
São Paulo: Muricy Ramalho – Ricardo Gomes
Sport: Nelsinho Batista – Emerson Leão – Péricles Chamusca.
Vitória: Paulo César Carpegiani – Vagner Mancini

Nenhum comentário: