segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é ter elenco?

Para vencer campeonato brasileiro é preciso ter elenco. A frase é dita desde 2003 como receita para o sucesso na competição por pontos corridos. De fato, é necessário. O que não quer dizer, no entanto, que o jogo contra o Corinthians – o pior do Atlético no campeonato – seja a mostra que o clube mineiro não tenha peças de reposição à altura.

Ter elenco é conseguir substituir peças em eventuais situações e foi o que Celso Roth conseguiu fazer em 17 dos 18 jogos disputados no turno. Quando perdeu Márcio Araújo, tinha Serginho. Sem Carlos Alberto, Araújo foi para a direita. Quando Werley não joga, Alex Bruno entra.

Ter dois volantes suspensos, um machucado e outro impedido de jogar por força contratual não é erro de planejamento ou falta de elenco qualificado, é azar. Ainda mais se dois desses volantes fizerem as vezes de lateral-direito.

O Atlético tem elenco sim. Quando o Corinthians (tido como um dos melhores times do Brasil) perdeu seis jogadores, se enfraqueceu. O mesmo acontece com Palmeiras, Inter, São Paulo ou qualquer outro. Ter elenco para suprir a falta de oito jogadores - sendo cinco titulares - ninguém tem e mesmo assim alguém terá de ser campeão em 2009.

2 comentários:

Rivelle Nunes disse...

Concordo em gênero, número e grau. Oito desfalques, três da defesa titular, outros três do meio, não há treinador ou treinamento que dê jeito em dois dias. Esse papo que o Galo não tem elenco é de bairristas da pauliceia.
Abraços!

Cézar Vouguinha Cunha disse...

Concordo plenamente. Sempre discuti isso com os jornalistas e amigos, que diziam que o Galo não tinha elenco. Elenco tem, porém pode-se melhorar bastante. Dá para lutar por uma posição respeitável, enquanto o Corinthians que muitos já garantiam a tríplice coroa perdeu alguns jogadores e despenca ladeira abaixo. Cade o grande elenco do Timão? Parabéns pelo post!

Depois passe em meu blog para deixar seu voto no TROFÉU FINO DA BOLA! - BRASILEIRÃO/1º TURNO!
Abraços!